Thursday, May 24, 2007

País de Bananas

Ai ai... isto hoje vai doer... vou falar em assuntos sensíveis que possivelmente irão gerar discórdia e até vou opinar acerca de política (ao que isto chegou).

Numa altura em que somos bombardeados por todos os lados por notícias desinteressantes, comentários inúteis e uma exposição exagerada do caso Maddie, parece que afinal há outros assuntos (mais importantes?) para debater.


Falo das contínuas gafes que o governo tem cometido. O Ministro Mário Lino lidera o pelotão com duas gafes num espaço de cerca de duas semana. Parece realmente empenhado em bater algum record do Guiness (coisa que os portugueses não resistem a fazer).
Falo obviamente da piadinha feita em público (numa conferência de imprensa) por esse mesmo ministro ao célebre caso da Independente (fazendo chacota descaradamente do líder do Governo do qual faz parte) e da sua fantástica comparação entre a Margem Sul a um deserto; falo de José Sócrates (Primeiro Ministro para quem não souber) que no rescaldo do famigerado caso Independente (e da polémica do seu próprio "curso") já foi comparado a George W. Bush (Portugal na vanguarda!!) com declarações do tipo:

"Quero deixar-vos também uma palavra de confiança, confiança em vós, nas vossas famílias e a certeza que cada um de vós dará o seu melhor para um país mais justo, para um país mais pobre..."

... falo do Ministro da Economia Manuel Pinho que veio hoje desmentir o que tinha dito apenas 3 (três) dias antes (!!!) uma vez que os postos de trabalho de que tinha falado estavam afinal ocupados; falo também da Ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues que não encontra qualquer motivo para por em questão a direcção da DREN...
Estas são apenas as falhas que vêm a público (por entre dezenas de centenas de milhares de fotos da Madeleine e visitas religiosas dos seus familiares).



Errar é humano... mas o que é demais é erro... Note-se que todos estes exemplos que citei (menos um) se passaram esta semana!!


Não podemos esquecer as declarações de Almeida Santos em tom de justificação pelas palavras de Mário Lino relativamente à OTA e à Margem Sul. Nessas declarações, Almeida Santos admite alguma infelicidade na escolha de palavras de Mário Lino e aponta que a OTA será melhor que a Margem Sul porque esta segunda opção tem o (ÚNICO?!) inconveniente do risco de dinamitagem da ponte que seria necessária contruir para servir o aeroporto (já que hoje em dia o terrorismo é cada vez mais forte).



Como se isso não fosse suficiente as carreiras da função pública estão congeladas e vão começar a funcionar por um sistema de pontos, no qual só sobe na carreira quem tiver classificação Excelente. Esse sistema é semelhante ao de um video-clube em que nos dão um cartãozinho, que quando estiver cheio nos dá direito a alugar mais um DVD gratuitamente ou escolher um DVD entre os disponíveis (que já nem eles querem).



Voltando ao caso do
processo disciplinar movido ao professor Fernando Charrua por "delito de opinião". É impressão minha ou Portugal é um país onde a liberdade de expressão existe? É que tava com essa ideia... se for erro meu peço desculpa...
Tudo bem que o Salazar lá ganhou os grandes portugueses, mas estará o Governo assim tão desesperado por popularidade para trazer de volta a PIDE? ...
Sim, porque para além de não se poderem exprimir livremente, agora os funcionários públicos terão de se acusar uns aos outros para ganhar pontos (o DVD deve ser bom).

Não me parece que um homem deva ser condenado por dizer uma (ou duas) verdades, como foi o caso de Fernando Charrua. Ainda para mais a afirmação foi feita no local de trabalho sim senhora, MAS em tom privado com um "amigo" (é por estas e por outras que eu não quero amigos) ao contrário de outras situações que ocorreram com pessoas com bem mais responsabilidades do que ele e em frente a câmaras (continuem a ler).


Agora, analisando outros casos, serei o único a achar que estamos perante dois pesos e duas medidas? Ou será que a declaração jocosa (e PÚBLICA!!!!) de Mário Lino não deveria também ser castigada? Também ele estava em horário de expediente (imagino que uma conferência de imprensa oficial de um ministro seja considerada como tal).
E porque não também despedir todos os Gato Fedorento? Eles são funcionários públicos, na televisão do estado e fazem piadas acerca do governo... em horário de expediente (afinal aquilo é o trabalho deles)!!


Já agora, porque não intimidar toda a gente que tenha comentado acerca do caso (todo o país) e instalar um regime ditatorial?


Mesmo assim continuamos todos bem mais preocupados em ver fotos da Maddie que desperta muito mais a atenção do público em geral... Para os interessados, os pais revelaram hoje a última foto tirada à menina antes de esta ter desaparecido.
(eu podia continuar a falar na pequena Madeleine com AINDA mais ironia... mas acho que me vou abster disso)


Sem dúvida nenhuma que "estamos num país de bananas, governado por um filho da puta de um primeiro ministro".



... ao menos o P.L.N. está a chegar.

13bly

Wednesday, May 23, 2007

Movimento anti-D'ZRT?! Naahhh!!

Antes de dar por terminado o assunto "Queima das Fitas" e aproveitando a dica de uma notícia que li hoje naquela que é uma das revistas mais conceituadas do nosso panorama nacional, a TVmais (que confirmei de seguida no site de outra grande referência noticiosa, o Correio da Manhã), quero dizer umas coisinhas relativamente aos D'ZRT e à polémica do concerto deles.

Li hoje que a polémica foi despertada devido à impossibilidade de público portador de deficiências poder assistir ao concerto numa posição frontal sendo remetido para uma posição lateral ao palco com má visibilidade. Obviamente que discordo deste tipo de atitude, motivada segundo consta, por excesso de público.
Mas a notícia não se ficava por aí e logo de seguida dizia algo do género de (isto não é uma citação fiel) "muitas crianças que lá estavam para assistir tiveram de se retirar antes da chegada da banda".
É precisamente neste ponto que eu discordo, e note-se que a expressão "criança" aparece tanto na TVmais como no Correio da Manhã. Da última vez que fui ver, a Queima das Fitas é um evento académico direccionado a estudantes universitários (que dificilmente encaixariam na definição de criança... quanto muito adolescentes). Ora assim sendo o que raio estavam crianças a fazer no recinto?! E o que raio estavam os pais a pensar ao leva-las lá?! A Queima não é para crianças e quer os pais queiram quer não, ao leva-las a um recinto como o queimódromo estão a expo-las a muito tipo de coisas que não são próprias para a idade deles (tudo a seu tempo).

Agora uma outra questão, mas orientada para outro lado... O que raio estava a FAP a pensar para levar os D'ZRT à Queima?!

Adiante... isso dos deficientes até pode ter sido motivo de polémica, mas não foi concerteza o motivo do apedrejamento (talvez tenha ajudado só um bocadinho)...
Pessoalmente, tive pena de não ter estado presente e, na minha opinião, deviam ter atirado pedras maiores e em maior número. Para além disso deviam ter acertado em todos eles pois parece que apenas o "Zé Milho" foi atingido, e sem grandes danos físicos...
Quanto aos rumores do chamado movimento anti-DZR'T que tão badalados foram durante toda a semana da Queima, devo dizer que são falsos, não havia um único movimento anti-D'ZRT...
Afirmo veementemente e com conhecimento de causa: haviam vários...

Tenho uma relação pessoal de amizade com um dos mentores de um dos movimentos (aquele que conseguiu chegar mais longe pelo que consta pois chegaram a conseguir meter dentro do recinto um caixote de tomates) e posso afirmar com segurança que foram feitos todos os possíveis para tornar a noite de sexta feira ainda mais memorável. Os planos acabaram por ir por água abaixo devido a erros e falhas noutros movimentos que puseram a FAP em alerta.

Dou por terminado o meu post com um grande sentimento de pena pelos deficientes por terem sido prejudicados no meio da confusão e por não ter havido mais casualidades entre os membros dos D'ZRT. (Alguma pena também pelos movimentos anti-D'ZRT que não tiveram sucesso e pelo do meu amigo em particular pelos 25€ que pagaram por um caixote de tomates que foram depois confiscados...)

13bly

Monday, May 21, 2007

Banda Stuart

Subiram ao palco da tenda Jazz na noite de 3ª feira da Queima das Fitas do Porto 2007 e proporcionaram-me o melhor concerto da queima.
Sem grandes pretensões os Banda Stuart (sim, Banda, não Wanda) tocaram várias músicas bastante conhecidas de nomes como Ben Harper, Prince ou The Beatles em tom descontraído para um público selecto e exigente (que constantemente pedia Pearl Jam).

Apesar de não encaixarem no estilo publicitado pelo nome da tenda (jazz) os Banda Stuart actuaram no bom estilo rock, com duas guitarras, um baixo e bateria.

Notava-se algum traquejo nos músicos, mesmo a banda não sendo conhecida , essa desconfiança veio mais tarde a ser confirmada durante a apresentação dos elementos (perdoem-me não decorei os nomes) soube que o baterista tinha pertencido aos GNR e tinha tocado também para o Pedro Abrunhosa e que o baixista pertencia aos Bandemónio. O guitarrista Eduardo 'Mão-de-Ferro' (se não me engano) vi-o a actuar novamente na 5ª Feira junto dos Minneman Blues Band (que tinham obviamente uma onda muito mais blues).


Termino este post a publicitar o clube que patrocinou este espaço alternativo na Queima, o Hotfive Jazz Club um bar com música ao vivo na cidade invicta que fiquei com vontade de conhecer! É de louvar a iniciativa de trazer este estilo de bares de música ao vivo, coisa que está muito em falta neste nosso país à beira mar plantado (como alguém um dia disse).

13bly

Monday, May 7, 2007

Queima das Fitas do Porto 2007

Começou no passado Domingo pelas 00h01 a grande Queima das Fitas que é a do Porto com a já tradicional Monumental Serenata.
Queima das Fitas esta, que como todas as outras é marcada por um elevado número de actividades académicas nas mais variadas áreas... mas ninguém quer saber disso, vamos masé às noites de folia.

O cartaz, este ano é, na minha opinião fraco, sem um único nome que eu possa dizer "Quero ir ver este concerto!", mas também verdade seja dita, eu sou esquisito e uma queima não é feita de concertos.

Nota-se, mais uma vez, falta de coragem por parte da FAP em apostar em nomes novos, entregando-nos todos os anos um cartaz quase igual ao do ano anterior com os tradicionais Xutos, Quim Barreiros, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, The Gift, Da Weasel etc... são sempre as mesmas caras, sempre as mesmas músicas, sempre a mesma coisa!!
Tudo bem que serão bons grupos (é discutível) e que até podem proporcionar um bom espéctaculo, mas acho que podiam tentar inovar um bocado.

Tantas boas bandas andam por aí à espera de oportunidades ou em início de carreira e nós levamos sempre com os mesmos dinossauros! Contratar estas bandas muito provavelmente saía mais barato, tornava o cartaz mais variado e inovador, fazia propaganda a novas bandas portuguesas (ao invés de não fazer nada de especial a estas que já estão consolidadas) e mais tarde quando essas bandas se tornassem famosas podiam-se gabar de terem ajudado a lança-las ou de já as ter tido no cartaz. Assim vão-se gabar de que?! "Já tivemos os Xutos 50 vezes na Queima!!" em vez de fazerem uma lista grande de nomes vai ser uma lista curta mas com o número de vezes que eles lá tiveram à frente!

Talvez alguns nomes menos conhecidos não apelassem tanto ao público em geral, mas, repito, uma queima (para a comunidade académica) não é feita de um cartaz e poucos são os que vão à queima só por causa da banda X ou Y. Isso pode acontecer com pessoal "de fora" que vai pra lá curtir os concertos, mas que eu saiba aquilo é um festival académico, feito por pessoal académico para pessoal académico portanto esses nem fazem assim tanta falta lá (por vezes até estragam ambiente).
Se calhar o dinheiro que poupavam ao contratar bandas menos famosas (e nem por isso piores) chegava bem para cobrir os bilhetes que não vendiam ao pessoal que vem de fora, mas isto sou eu a falar que não tenho conhecimento de números e sou um perfeito leigo.

Bem... ao menos não vai o Herman José outra vez... este ano temos o Fernando Pereira. Eu estou confiante que ele nos vá presentear com um bom espéctaculo devido à sua versatilidade e interactividade com o público, mas corta um bocadinho o espírito de "noite pimba".
Tragam de novo a Ágata (ou outra do género...), mas "Hermanes Joséses" é que não!!!

13bly