Saturday, October 31, 2009

Duas fotografias do diabo


Fotografias: João Ruivo
Modelos: Bruno Teixeira e Helder Magalhães
Contexto: Gravação de "Negócio do Diabo
"

13bly

Friday, October 30, 2009

AVATAR - umas palavrinhas sobre o trailer


1. Boooooooooooooooooooooooooring!

2.
Pocahontas, és tu?!

3. Uau, uma tribo de Ronsos (Final Fantasy X)...

4. Outro filme de corpos controlados à distância?

Nunca tive com grande hype, mas o trailer conseguiu arrasar com as poucas expectativas que tinha.
Vai ter de fazer melhor Sr. James Cameron...

13bly

Wednesday, October 28, 2009

(X por Y)^12

Este X por Y requer alguma explicação.

Ora então, a história é a seguinte:
Casey Pugh quis prestar homenagem a um dos maiores clássicos do cinema de ficção científica, o primeiro Star Wars, e pediu ajuda aos inúmeros fãs da saga. Para isso dividiu o filme em 2.161 partes de 15 segundos e desafiou-os a recriarem cada uma das cenas à sua maneira para dessa forma montar um remake/homenagem totalmente feito por fãs anónimos.
O filme deve estar 'cá fora' lá para Dezembro e como se pode ver no trailer, a incentivo do próprio Casey, os fãs foram bastante criativos nos meios utilizados para recriar as cenas deste que é um dos maiores clássicos da ficção científica.

X= Star Wars ; Y= Centenas de fãs;

As várias cenas já criadas podem ser vistas aqui.
Confesso-me curioso para ver o resultado final.

13bly

Tuesday, October 27, 2009

XIII Fotograma

fotograma

s. m.,
cada imagem fotográfica de um filme;

 
The Holy Mountain


13bly

Monday, October 26, 2009

«'Aqueles' concertos» menos 1

Lembram-se deste post?

Então risquem Patrick Watson da lista porque no dia 4 de Dezembro vou vê-lo ao Teatro Sá da Bandeira.
(e ainda vejo Piano Magic e The Invisible)


Vejam aqui o que escrevi sobre Close to Paradise, o segundo álbum da banda. Infelizmente o concerto já será de apresentação do seu terceiro trabalho, Wooden Arms. Note-se no entanto que digo infelizmente não por não gostar do álbum mais recente, mas apenas porque gostava mais do anterior.

A não perder, dia 4 de Dezembro,
Pop Deluxe @ Teatro Sá da Bandeira.


13bly

Sunday, October 25, 2009

A hora atrasou

E isso é o pretexto perfeito para falar de Braid. Um jogo cujo objectivo é coleccionar peças de puzzle manipulando o tempo para a frente e para trás.

Braid dá a ideia de se passar dentro da cabeça do protagonista e que ele está como que a juntar peças da sua memória buscando a sua princesa com toda a força e determinação. A isto juntamos um visual estilo conto de fadas, bonito e inocente mas, devo dizer, totalmente disseminador da verdadeira face de Braid, ficamos com um jogo que, à primeira vista parece um cliché.

Mas não, a verdade não podia estar mais longe. Chamar um cliché a Braid deveria ser considerado quase crime. Este jogo quebra sucessivas barreiras em originalidade na resolução dos seus quebra-cabeças fazendo uso de várias formas e graus de manipulação de tempo muito para além da simples mecânica de rewind (que se vê, por exemplo, em Prince of Persia).


Não vou revelar muito de Braid, nem da sua história, nem da sua mecânica, um dos factores mais deliciosos do jogo é precisamente ir descobrindo isso gradualmente. Digo apenas que adorei o jogo e que não tenho palavras para descrever o final do jogo de tão genial que é!

Braid é um jogo, sim, mas não é só isso. Braid é arte!

13bly

Saturday, October 24, 2009

Nestes dias de chuva



Life
isn't about
waiting
for the storm
to pass,


it's about
learning
to dance
in the rain.


13bly

Wednesday, October 21, 2009

Finalmente, "Negócio do Diabo" !!

Este filme foi realizado no âmbito do Festival FastForward e portanto é necessário ter em consideração algumas coisas antes de proceder à sua visualização:
  • O filme foi realizado pela equipa "Ceci n'est pas un film." que é constituída por Bruno Teixeira, Helder Magalhães, Lino Marques, João Ruivo e Manuel Azevedo;
  • A sua realização decorreu em menos de 24 horas (cerca de 16 horas ao todo para ser mais preciso);
  • O tema (sorteado) no qual o filme se deveria basear foi "O Bondoso em Série - de boas pessoas está o inferno cheio";
  • O filme tinha a sua duração limitada aos 3 minutos.
(não percebo o porquê da moldura preta mas na próxima semana surgirá uma versão que poderá ou não estar melhor que esta)

Excepcionalmente, e porque sei que está toda a gente 'em pólvora' para dar a respectiva opinião, irei permitir comentários neste post portanto aproveitem esta rara oportunidade para dizer o que vos vai na alma.

13bly

Monday, October 19, 2009

Era uma vez o Fast Forward 2009

Então foi assim...

Depois de a minha namorada me falar no festival, eu e mais quatro amigos (Bruno Teixeira, Helder Magalhães, Lino Marques e Manuel Azevedo) tomamos a iniciativa de participar na 4ª edição do Festival Fast Forward. Seria um sem dúvida um desafio, mas tínhamos vontade de o vencer e acabou por correr melhor do que esperávamos.

Juntos formamos a equipa "Ceci n'est pas un film." e concorremos com o filme "Negócio do Diabo" tendo acabado por arrecadar o Prémio do Público (e por isso um 'muito obrigado' a todos).


A participação no Festival Fast Forward é em si uma grande aventura. Desde o momento em que é revelado o tema que a cabeça começa a dar voltas e voltas à procura de ideias que se adaptem ao tema que nos calha.

O tema que nos tocou foi "O Bondoso em Série - de boas pessoas está o inferno cheio" e, por sorte, ainda antes de entrar no carro, já a ideia tinha surgido. Ainda foi preciso discutir um pouco e trocar opiniões entre a equipa, mas esse debate foi extremamente divertido. Após alguns minutos já tínhamos uma lista com ideias boas, algumas menos boas e outras completamente estúpidas, mas foi unânime que o primeiro conceito seria o melhor.

Após decidido o argumento foi altura de reunir todo o material que iria ser necessário para dar início à maratona das filmagens. Filmamos sensivelmente até às 6h da manhã com alguns takes desperdiçados pelo meio pois, não raras vezes, desatávamos à gargalhada. A essa hora já estavamos bem cansados e decidimos fazer uma pausa de três horinhas para dormir um sono e de forma a recolher as últimas imagens logo pela manhã e poder começar a montagem.

Todo o processo desde a discussão do tema à recolha de imagens, da montagem à pós-produção e escolha de banda sonora foi feito com boa disposição q.b. mesmo quando estávamos já bem cansados. O nervosinho só começou quando o prazo começa a apertar, mas ainda assim conseguimos entregar o filme com meia hora de folga. Eram 5h30 quando entregamos o filme na Velha-a-Branca, aparentemente éramos a segunda equipa a fazê-lo e portanto o nosso seria o segundo filme a ser exibido. Estávamos os cinco orgulhosos e com a sensação de missão cumprida.


Ainda nessa noite teríamos a honra de ver o nosso filme projectado na histórica sala principal do Theatro Circo e ainda por cima de o ouvir a ser aplaudido por uma plateia quase cheia (ainda pra mais foi a primeira grande ovação da noite pelo que soube especialmente bem)!

O pior do festival foi infelizmente a exibição dos filmes, não que esses fosses maus, havia de tudo, mas os sucessivos problemas técnicos e atrasos prejudicaram em muito uma noite que poderia ter sido excelente. Para piorar a situação o anúncio dos vencedores que estava inicialmente previsto para a 1h da manhã ainda não tinha sido feito às 4h30, a hora a que, achando que a situação já estava a ultrapassar os limites do admissível e a entrar no território do ridículo, decidimos abandonar a Velha-a-Branca sem esperar pelos resultados.

Apenas soubemos os resultados a meio da tarde de Domingo quando os mesmos foram publicados na página oficial do festival e, ainda antes de sabermos que tínhamos sido a escolha do público (facto do qual nos orgulhamos) e apesar dos problemas na noite da exibição, já todos tínhamos dado o festival como uma experiência positiva por tudo o que vivemos na realização de um filme naquelas condições (isto soa um bocado cliché mas é verdade).

Em breve disponível neste blog: Negócio do Diabo

13bly

Sunday, October 18, 2009

Fast Forward '09 - Vencedores

FAST FORWARD PORTUGAL 2009
CURTAS PREMIADAS


PRÉMIO MELHOR FILME- FILME 19 - Maçã maçã
PRÉMIO DO PÚBLICO – Filme 2 - Negócio do diabo
PRÉMIO CRIATIVIDADE – Filme 8 - Asneira
MENÇÃO HONROSA – Filme 10 – O regresso dos que nunca foram
MENÇÃO HONROSA – Filme 22 - Ferramentas inúteis em movimento
MENÇÃO HONROSA – Filme 29 – Maldito mensageiro


Para breve:
- a minha opinião sobre o festival;
- o filme Negócio do Diabo, criado pela 'minha' equipa, "Ceci n'est pas un film".

13bly

Friday, October 16, 2009

Esta noite vai ser mal dormida...

... mas vai ser bem divertido!


Os filmes vão ser preparados esta noite e amanhã será a sua exibição.

Apareçam amanhã! A entrada custa 4€ e podem ver uma catraifada de filmes no Theatro Circo, votar no vosso preferido e ainda entram gratuitamente para a after-party com a presença de inúmeras personalidades do mundo da música e do cinema, com concerto dos The TiMaria e actuação dos DJs Le Dirty One e Ogata Tetsuo.
  • Mais informações:
  • Conselho de amigo: Fiquem de olho na Equipa 7 "Ceci n'est pas un film."

13bly

Wednesday, October 14, 2009

Se Deus tivesse um mp3... [10]

... de certeza que esta música estaria lá!



Blackbird singing in the dead of night
Take these broken wings and learn to fly
All your life
You were only waiting for this moment to arise

Blackbird singing in the dead of night
Take these sunken eyes and learn to see
All your life
You were only waiting for this moment to be free

The Beatles - Blackbird


13bly

Tuesday, October 13, 2009

13 de Outubro

Já há uns anos que o 13 de Outubro não é 'assim', mas ainda é bom!
(a foto é dum concerto dos Sigur Rós que, por sinal, até nem seria um mau presente)
13bly

Monday, October 12, 2009

XII Fotograma

fotograma

s. m.,
cada imagem fotográfica de um filme;

La Haine

13bly

Sunday, October 11, 2009

"Sometimes human places, create inhuman monsters."

Here in the Overlook all times were one. There was an endless night in August of 1945, with laughter and drinks and a chosen shining few going up and coming down in the elevator, drinking champagne and popping party-favors in each other’s faces. It was a not-yet-light morning in June some years later and the organisation hitters ruthlessly pumped shotgun shells into the torn and bleeding bodies of three men who went through their agony endlessly. In a room on the second floor a woman lolled in her tub and waited for visitors.
Stephen King
in The Shining
13bly

Saturday, October 10, 2009

Viagem psicadélica

psicadelismo
s.m.
Estado de sonho em vigília provocado por vários alucinogénios, nomeadamente o L.S.D.

Não tenho palavras para descrever este filme.
Jodorowsky criou uma obra que jamais poderá ser repetida. Não há e dificilmente haverá algo que se lhe compare. Não estou com isto a dizer que o filme é extraordinariamente bom, neste caso isso será altamente subjectivo, mas que é único lá isso é. Nunca vi nada assim.

Digam-me outro filme que tenha, para citar apenas alguns dos muitos (MUITOS) exemplos:
  • Um anão sem mãos nem pés;
  • Uma prostituta com um chimpanzé de estimação;
  • Recriações psicadélicas de cenas bíblicas;
  • Excrementos que se transformam em ouro;
  • Uma batalha entre sapos e camaleões pelo domínio do México;
  • Uma vagina robótica que dá à luz uma mini-vagina robótica;
  • Um colar de granadas;
  • Uma colecção de testículos.
Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras e The Holy Mountain é um caso que confirma essa máxima. Não encontro melhor forma de falar deste filme do que através de imagens portanto deliciem-se.

The Holy Mountain é uma viagem, uma experiência psicadélica que já li poder ser comparada ao consumo de substâncias psicotrópicas (sendo que em algumas partes os próprios actores estavam sob efeito das mesmas). Incluo o filme sem hesitação numa categoria a que gosto de chamar "filmes-experiência" e que superam um 'filme vulgar' por nos apelarem mais incisivamente aos sentidos.

A fotografia e a cor fizeram-me lembrar The Fall (apesar de este apenas surgir 35 anos depois) e são duas das armas mais fortes de Holy Mountain sendo o 'factor WTF' e todo o simbolismo presente no filme umas potenciais terceira e quarta.

O próprio Alejandro Jodorowsky disse "I am to film what LSD is to the mind." e eu, apesar de nunca ter consumido tal substância, vejo-me obrigado a concordar.

13bly

Wednesday, October 7, 2009

Fazer de conta...

... que estas bandas existem!
... que estes álbuns existem!
... que estas bandas me pediram para ilustrar estes álbuns!
... que sou criativo!
Template da caixa: Le Marquis
Design das capas:
João Ruivo

13bly

Monday, October 5, 2009

Live long and prosper


Fiquei agradavelmente surpreendido com o novo Star Trek.

13bly

Thursday, October 1, 2009

Se Deus tivesse um mp3... [9]

... de certeza que esta música estaria lá!




Won't you help to sing
These songs of freedom?
'Cause all I ever have:
Redemption songs.

Emancipate yourselves from mental slavery;
None but ourselves can free our minds.
Have no fear for atomic energy,
'Cause none of them can stop the time.

How long shall they kill our prophets,
While we stand aside and look? Ooh!
Some say it's just a part of it:
We've got to fulfil de book.

Won't you help to sing
These songs of freedom? -
'Cause all I ever have:
Redemption songs.

Bob Marley - Redemption Song


13bly