Saturday, May 28, 2011

I'm new here


Early this morning when you knocked upon my door
An' I say: "Hello Satan I believe it's time to go."
Me and the Devil walking side by side.



Gil Scott-Heron (1949-2011)
13bly

Friday, May 27, 2011

Simetria *

simetria
s.f.
Relação de tamanho ou de disposição que entre si devem ter as coisas ou as partes de um todo em relação a um ponto, eixo ou plano.

* Irra que já é praí a 3ª vez que defino simetria aqui no blog.
13bly

Wednesday, May 25, 2011

É festa!! É festa!!

A 8ª edição do Serralves em Festa realiza-se a 28 e 29 de Maio, durante 40 horas consecutivas. Este é o maior festival de expressão artística contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa, com actividades para todas as idades, para todas as famílias e para a família toda. São centenas de eventos a decorrer nos vários espaços de Serralves e também em alguns pontos da Baixa do Porto e no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O Serralves em Festa é já ponto de passagem obrigatório para dezenas de milhares de pessoas.
Das 8h da manhã de sábado, 28 de Maio, até às 24h de Domingo, 29 de Maio, Serralves recebe mais de 240 eventos, com actividades pensadas para todas as idades. Estão representadas as áreas da Performance, Música (Improvisada, Pop Rock, Electrónica, Experimental, Jazz, DJs), Dança Contemporânea, Acrobacia, Circo Contemporâneo , Circo de Objectos Sonoros, Teatro (Teatro de Rua, Teatro para Infância e Juventude, Teatro de Marionetas) Cinema, Vídeo, Instalação, Fotografia, Visitas Orientadas, Exposições, Workshops e actividades para Crianças e Famílias.

É já este fim de semana a edição de 2011 do Serralves em Festa. No texto acima há um montão de bons argumento para que ninguém falte a esta festa... e digo isto quase como se os belíssimos jardins da Fundação não fossem suficientes para convencer seja quem for.

13bly

Tuesday, May 24, 2011

Se Deus tivesse um mp3... [25]

... de certeza que esta música estaria lá!

I have made a big decision,
I'm gonna try to nullify my life


'Cause when the blood begins to flow
When it shoots up the dropper's neck
When I'm closing in on death
...

And I guess that I just don't know...
The Velvet Underground - Heroin

13bly

Monday, May 23, 2011

Os novos anos 80 - Ariel Pink @ Clubbing, Casa da Música (21-05-2011)


Em cada mês do ano surge uma nova edição do Clubbing. Esta foi a minha primeira visita à Casa da Música de 2011 (e segunda ao todo). Quando vi que Ariel Pink e os seus Haunted Graffiti iam estar presentes tive também eu de me chegar à frente - afinal Before Today fora um dos meus discos preferidos de 2010.

Não cheguei à Casa da Música a tempo do Drumming pelo que a noite começou com a já habitual e sempre agradável sessão do Álvaro Costa. Desta vez o sujeito em análise era Lou Reed e, claro, os Velvet Underground e respectivas ligações a Andy Warhol e Nico. Da Cibermúsica passei para a grandiosa Sala Suggia onde iriam actuar Matthew Herbert e Ariel Pink - os principais nomes da noite - precisamente por esta ordem.

Sou um confesso desconhecedor do trabalho de Matthew Herbert - pouco mais sei para além de que o homem é uma espécie de génio criativo que não faz nada dentro do registo tradicional. Se o concerto de Sábado serviu para alguma coisa foi precisamente para confirmar essa sua faceta desviante.

O espectáculo começou a rasgar com um som industrial agressivo, seguiram-se algumas aproximações a techno e experimentalismos diversos ao ponto que parecia que todo o equipamento estava avariado. Na minha inocência convenci-me de que o concerto apenas seria assim numa fase inicial e deixei-me ficar mais um bocado à espera daquele som dançável que tinha ouvido no youtube. As minhas expectativas acabaram por sair defraudadas e em breve me apercebi de que aquilo estava para durar. Admito que possa ter sido um espectáculo brilhante para os fãs do género mas aquela não era definitivamente a minha praia pelo que abandonei a Sala Suggia na esperança de ainda apanhar um bocado de Glasser na Sala 2. Muitos estarão agora a pensar: dá Deus nozes a quem não tem dentes.

Já não fui a tempo de Glasser e pela altura que Laurel Halo iniciou a sua actuação estava quase na hora de Ariel Pink pelo que regressei à Sala Suggia.


Se virmos bem as coisas este concerto de Ariel Pink é um contra-censo quase irónico, senão veja-se - Ariel Pink, um praticante do lo-fi e do DIY caseiro, a actuar numa sala tão sumptuosa como a Suggia. No mínimo caricato mas tenho de admitir que acabou por nem resultar mal.

Ariel Pink, cujo nome verdadeiro é Ariel Rosenberg, é conhecido pelos seus humores inconstantes mas, na noite de Sábado até se portou bem - um pouco distante é certo mas também não amuou. Com uma fatiota que fazia lembrar Axl Rose (curiosamente o apelido é 'coincidente' e também este é de feitio complicado), assumiu o seu lugar no palco junto da banda que o acompanha, os Haunted Graffiti. O ambiente esteve um pouco estranho nos dois primeiros temas mas, como se costuma dizer, à terceira foi de vez. Bright Lit Blue Sky deu o mote e o público não ofereceu mais resistência - concentrou-se em frente ao palco e improvisou uma pista de dança em frente ao palco. Daí para a frente o espectáculo estava ganho e percorreu-se grande parte de Before Today - com destaque óbvio para a pop perfeita de Round and Round.

Com cheirinhos de synth-pop aqui e uma pontada de glam acolá a música de Ariel Pink atinge o seu auge quando as referências aos anos 80 são mais óbvias e mais convidativas à dança acabando. Por outro lado espectáculo perde-se um bocadinho quando os desvarios sonoros são mais tresloucados. Apesar de ter gostado bastante do concerto não posso deixar de referir que o som teve os seus problemas durante quase toda a sua duração principalmente na voz do protagonista tornando quase imperceptíveis grande parte das letras. Esta falha não foi no entanto - pelo menos para mim - suficiente para estragar um espectáculo que, não tendo sido genial, foi ainda assim muito bom.


A noite terminou, como habitual, no Restaurante. A animação estava a cargo de DJs da famosa editora Kitsuné - não sendo mais uma vez o nicho musical em que me sinto mais confortável pareceu-me que estavam a fazer um bom trabalho a equilibrar 'música comercial' e 'qualidade musical e técnica' e desta forma manter a pista de dança bem composta. Foi assim o ponto final de mais uma noite deste magnífico evento que já está bem enraizado na noite portuense e que, espero, assim irá continuar durante muito e muito tempo.

13bly

Tuesday, May 17, 2011

Que belíssimo Domingo - Erica Buettner @ Café au Lait (15-05-2011)


O Domingo que passou foi a data escolhida para mais uma edição da louvável iniciativa que é o Bodyspace au Lait. Desta vez a convidada de honra foi a tímida mas simpática Erica Buettner que traz na sua mala True Love and Water - o seu álbum acabadíssimo de sair em K7 pela Cakes & Tapes.

Erica é uma cidadã do mundo. Nasceu nos EUA e foi estudar para Paris - cidade onde ficou a morar durante uns tempos. Hoje escolhe passar os seus dias na mais famosa cidade universitária do nosso país - Coimbra. A sua música delicada espelha um pouco dessa multiculturalidade.

A voz quente e delicodoce com que a menina Buettner tempera os seus acordes melancólicos soou a mel no sempre acolhedor Café au Lait. Essa melancolia é aliás a nota dominante na música de Erica Buettner - basta espreitar este link para comprovar.

A satisfação de Erica em relação ao concerto era visível - o sorriso rasgado (e o notável embaraço) com que enfrentava os aplausos não deixavam qualquer margem para dúvidas. Mais agradada ainda ficou quando o público respondeu prontamente ao seu pedido de acompanhar um dos seus temas com palmas tendo desta forma concretizado um dos seus sonhos.

Mas no que toca a satisfação o público não lhe ficou muito atrás. Dado por terminado o concerto as palmas insistiam em não cessar e pediam mais. Envergonhada, Erica bem tentou esconder-se atrás das colunas mas lá se viu 'obrigada' a sair - foi só depois da sua interpretação do clássico da folk norte-americana, Freight Train, que Erica Buettner colocou o ponto final definitivo nesse belo fim de tarde de Domingo.

Nunca é demais dizê-lo: obrigado bodyspace!

13bly

Monday, May 16, 2011

Tocar com a alma - Norberto Lobo @ Passos Manuel, Porto (14-05-2011)



Quando a música fala por si não há necessidade de palavras ou etiquetas como 'um dos melhores músicos portugueses da actualidade' ou 'o novo Carlos Paredes' - dois dos exemplos mais usados para falar de Norberto Lobo. Não há melhor forma de descrever a técnica, o sentimento, o empenho... enfim, o talento de deste músico extraordinário do que com a sua música.

Assim sendo, não posso mesmo fazer melhor do que isto - convosco, o Sr. Norberto Lobo:


Deixo só como nota de rodapé um pequeno apontamento relativo ao tom mais experimental que o novo álbum - Fala Mansa - parece ter em comparação com os seus melodiosos antecessores. Estou curioso por ouvi-lo na íntegra.

13bly

P.S. - E aquela incrível e inesperada cover de The Wilhelm's Scream?

Friday, May 13, 2011

O meu querido mês de Maio


Sábado, 14 de Maio

LONG WAY TO ALASKA
CCVF, Guimarães
Sábado, 14 de Maio

NORBERTO LOBO
Passos Manuel, Porto
Sábado, 14 de Maio

JOSH ROUSE
São Mamede, Guimarães

Domingo, 15 de Maio

ERICA BUETTNER
Cafe au Lait, Porto
Sábado, 21 de Maio

ARIEL PINK
Casa da Música, Porto
Sexta-feira, 27 de Maio

TORO Y MOI
Teatro Municipal, Vila do Conde

E não esquecer que no último fim de semana do mês ainda há Serralves em Festa que, se por si já era muito bom, com Gang Gang Dance e Black Bombaim torna-se mais que óptimo. E já sem falar que, mesmo indo às escuras, se encontram sempre agradáveis surpresas nos jardins de Serralves

Bom bom era dar para ir a tudo. Como (ainda) não tenho o dom da ubiquidade, pelo menos amanhã vou ter de escolher... Quem sofre é a carteira (se bem que isto é tudo baratinho ou de borla).

13bly

Wednesday, May 11, 2011

Merda, tudo merda


Antes de dar início a este pequeno desabafo tenho de fazer a ressalva de que não escrevo este post motivado por qualquer sentimento de orgulho ferido pelos resultados dos Homens da Luta na noite de ontem.

Sempre achei que Os Homens da Luta tivessem sido uma boa escolha para tentar abalar as fundações da Eurovisão. Defendi-os em algumas das muitas discussões que foram surgindo sobre o assunto e hoje não retiro uma vírgula ao que já havia dito - depois do triste espectáculo de ontem continuo a achar que Os Homens da Luta representaram e bem o seu país. Ironicamente os resultados que eles obtiveram também são representativos do estado do país.

Todos nós (ou quase) sabemos que o Festival Eurovisão da canção é mau - às vezes esquecemo-nos do quão mau é realmente mas a cada edição isso é-nos recordado. É uma espécie de animal ferido e sem cura possível mas que ninguém tem coragem de mandar abater de uma vez para dessa forma pôr termo ao seu sofrimento.

O espectáculo a que se assistiu ontem à noite foi tão triste e decrépito que não invejo nada a difícil e inglória tarefa de ter de escolher 10 maus temas de entre paupérrimo alinhamento de 19 temas todos eles (ou quase todos) maus. Apesar do enorme grau de dificuldade desse desafio, a verdade é que ainda assim conseguiram escolher grande parte das piores músicas que passaram por aquele palco. Enfim, a Eurovisão está e estará pelas ruas da amargura e quem, a cada edição acredita que 'este ano vai ser melhor' está a ser inocente e a enganar-se a si próprio.

Para o ano há mais... infelizmente.

13bly

Monday, May 9, 2011

24 horas em ▶▶ffw

Making of de "Vá Desta Para Melhor!"


(pequena crítica ao festival e o filme na íntegra)

Uma noite Fast Forward é uma noite riquíssima e intensa. É bem maior do que qualquer filme que dela possa originar. Acima pode ver-se uma pequena amostra dos bons momentos que se passam sob a pressão de ter de criar um filme em menos de 24 horas.

13bly

Sunday, May 8, 2011

mixtape número sessenta e quatro

13 músicas do meu mp3*

* dose reforçada para compensar estas últimas semanas sem mixtape

13bly

Thursday, May 5, 2011

A inveja é uma coisa muito feia

inveja (â ou ê ou âi)
s.f.
desgosto pelo bem alheio;
desejo de possuir o que outro tem (acompanhado de ódio pelo possuidor);
A noite de 4 de Maio de 2011 está-me atravessada.

ALOE BLACC
(Aula Magna, Lisboa)
MGMT
(Queima das Fitas, Porto)


13bly

Tuesday, May 3, 2011

Se Deus tivesse um mp3... [24]

... de certeza que esta música estaria lá!


There was a time where I used to just feel alive.
Then the world started to change and it never quite felt the same.
...
Oooooohhhhhhhhh what a shame!
Patrick Watson - Shame
13bly

Sunday, May 1, 2011

Dedicado às mães...

... e a fazer as vezes da mixtape desta semana.


Pink Floyd - Atom Heart Mother

13bly