Monday, January 30, 2012

Brevemente • Game of Thrones - Season 2

GAME OF THRONES
SEASON 2

Uma das melhores sagas de literatura fantástica de todos os tempos só podia originar também uma das melhores séries televisivas de sempre. George R.R. Martin escreveu e a HBO adaptou ao pequeno ecrã. A primeira temporada foi um sucesso tremendo e, estando já adiantado na leitura da saga não tenho quaisquer dúvidas que a segunda também será.


Outro teaser: The Cold Winds Are Rising

Depois de ler os romances a surpresa nunca será tão grande como quando vi a primeira temporada mas a trama é tão bem construída e tão recheada de personagens complexos que me vai dar um gosto enorme rever os acontecimentos de outra perspectiva e confirmar a qualidade da adaptação.

A guerra pelo Trono de Ferro continua a 1 de Abril. Não é mentira, winter is coming e o melhor será mesmo ir buscar os agasalhos.

13bly

Friday, January 27, 2012

Thursday, January 26, 2012

Fins de semana preenchidos

"ESTRADA DE PALHA" de Rodrigo Areias
com banda sonora ao vivo de Legendary Tigerman e Rita Redshoes
Sexta, 27 de Janeiro
Fundação de Serralves, Porto
|
|
Sábado, 28 de Janeiro
Centro Multimeios, Espinho
|
|
Domingo, 29 de Janeiro
CAE S. Mamede, Guimarães

JP SIMÕES
Sábado, 28 de Janeiro
Tertúlia Castelense, Maia


TÓ TRIPS
Domingo, 29 de Janeiro
Cafe au Lait, Porto


Às vezes enerva-me quando parece que se juntam todas as coisas interessantes no mesmo fim-de-semana. Eu sei que devia ficar contente - este é um sinal da crescente a oferta cultural da zona norte - mas, como não se consegue ir a tudo, fica sempre alguma espinha atravessada. Este ano, com a Capital Europeia da Cultura em Guimarães e a Capital Europeia da Juventude em Braga a somar à já habitual oferta cultural de qualidade do Porto, é de esperar um 2012 incrível onde esta situação se irá repetir muitas vezes.

13bly

Wednesday, January 25, 2012

Brevemente • Leonard Cohen - Old Ideas

OLD IDEAS
LEONARD COHEN


1- Going Home
2- Amen
3- Show Me the Place
4- Darkness
5- Anyhow
6- Crazy to Love You
7- Come Healing
8- Banjo
9- Lullaby
10- Different Sides



O novo disco de Leonard Cohen sai oficialmente no final de Janeiro mas está já disponível para audição em páginas da especialidade. Oito anos depois de Dear Heather (2004), Old Ideas é o aguardado regresso aos originais do poeta canadiano. Aos 78 anos, Cohen continua a transpirar coolness com aquele tom soturno que lhe é tão conhecido. Digamos que é um pouco como com o vinho do Porto - quanto mais velho melhor.



Não deve haver muita gente com coragem suficiente para afirmar que Cohen não é um dos melhores e mais influentes cantautores de sempre. Este Old Ideas - o 12º disco de originais do canadiano - não deverá manchar em nada essa sua fama. Mesmo sem ter ouvido devidamente o álbum, o nome Leonard Cohen por si só inspira-me toda a confiança de que preciso para afirmar que, apesar de o ano ainda mal ter começado, teremos aqui um candidato a um dos melhores lançamentos de 2012.

13bly

Tuesday, January 24, 2012

Peixe fresquinho

Diz-se que a memória dos peixes, ao contrário da dos elefantes, é curta. Miguel Nicolau pegou nesse conceito e baptizou o seu projecto musical a solo de Memória de Peixe. Fazendo jus ao seu nome, a música em curtos loops de guitarra que caberiam bem na memória de um peixinho. A arte na sua música está na sobreposição sucessiva destes trechos para construir uma canção mais complexa em tempo real. O conceito não é novo - há por aí boa gente a fazer brincadeiras interessantes com pedaleiras e loops - mas a forma como Miguel Nicolau materializa a sua música é muito orgânica e flui naturalmente sem que essa maneira diferente de fazer música pareça uma simples gimmick.


FONTANA PARK | FISH&CHICK (feat. Da Chick)

Nos dias que correm a imagem ajuda muito a divulgar o trabalho de um artista. Miguel Nicolau sabe disso e trabalha bem os seus vídeos. Fishtank é o mais recente dos vídeos de Memória de Peixe e foi curiosamente filmado no Oceanário de Lisboa - morada de um sem número de espécies piscícolas. No ambiente subaquático, também espelhado pela sonoridade da música em questão, Miguel Nicolau está como um peixe na água - confortável a fazer aquilo que faz melhor, música.

Antes de terminar o post aconselho ainda a espreitar os outros dois vídeos já disponíveis: Fontana Park e Fish&Chick - a primeira sendo a banda sonora perfeita para um qualquer filme urbano e a segunda um tema carregadinho de groove e boa-onda até cima. Memória de Peixe é um nome a não esquecer e por falar em esquecimentos aproveito para relembrar que o primeiro lançamento deste projecto está previsto para a primeira metade de 2012 com o selo Lovers & Lollypops.

13bly

Wednesday, January 18, 2012

avulso - my machines sing songs for you to live for

avulso (latim avulsus, -a, -um, separado, arrancado)
adj.
isolado, solto, desconexo, desirmanado.
Contexto - Optimus Clubbing
Local - Casa da Música, Porto
Data - 19 Nov 2011
13bly

Saturday, January 14, 2012

XXXI Fotograma - Melancholia


Com o ano de 2012 já a decorrer a todo gás é tentador ver filmes apocalípticos. Com uma premissa-base que lhe poderia valer comparações com Armageddon - astro de grandes dimensões em possível rota de colisão com a Terra - Melancholia é, de facto um filme sobre o fim do mundo. Apesar dessa aproximação, os dois filmes não poderiam estar em pólos mais opostos - trata-se afinal um filme de Lars von Trier, convém não esquecer.

Melancholia está dividido em dois capítulos, cada um deles focando-se especialmente numa de duas irmãs. Justine (Kirsten Dunst) sofre de uma espécie de bipolaridade que descarrila em depressão profunda e acaba por ficar aos cuidados da sua irmã mais velha, Claire (Charlotte Gainsbourg). Agora, para além de cuidar do filho pequeno e do marido com interessado em astronomia, Claire vê-se obrigada a dividir ainda a sua atenção com irmã deprimida e, claro está, com a ameaça de um fim do mundo iminente.


Kirsten Dunst, a eterna namoradinha do Homem-Aranha, parece finalmente descolar-se desse rótulo e surpreende com um desempenho arrebatador - uma prestação que já lhe valeu o reconhecimento em Cannes (onde, dias antes, Lars von Trier havia sido considerado persona non grata por declarações polémicas). Notável ainda, embora menos surpreendente, é Charlotte Gainsbourg que parece retratar o lado mais humano e, apesar de tudo, mais equilibrado, com o qual será mais fácil uma 'pessoa normal' identificar-se. O restante elenco, bastante menos brilhante, é também composto por caras conhecidas como Kiefer Sutherland e John Hurt.

Perturbador q.b., Melancholia é um filme visualmente espantoso que não deixará ninguém indiferente. Intenso e desafiante, este não é um filme fácil de digerir e deixa uma enorme sensação de vazio e impotência mas são esses precisamente alguns dos seus pontos fortes. Nunca o fim do mundo foi tão sedutor como com Melancholia.

13bly

Thursday, January 12, 2012

Wednesday, January 11, 2012

Audiovisual XII - Jellyfish Lake


Era uma vez um lago situado na ilha Eli Malk, algures na distante República de Palau (Micronésia). Há uma carrada de anos, com a descida do nível do oceano, milhares de alforrecas ficaram lá presas. Uma vez desligadas do oceano estas criaturas fascinantes deixaram também de ter predadores naturais e portanto, com o passar dos anos desenvolveram uma relação simbiótica com as algas do lago e foram perdendo o ferrão. Hoje, é possível mergulhar e nadar entre elas sem quaisquer problemas (apenas uma irritação ligeira em peles sensíveis). Há coisas fantásticas, não há?

13bly

Tuesday, January 10, 2012

Alguns dos grandes (álbuns) de 2011 - parte 5

Já em pleno 2012 ainda se avalia o ano que passou. Este post contém alguns pequenos comentários sobre os álbuns que mais companhia me fizeram em 2011 - uma espécie de flash-reviews. No final de cada um destes posts deixo ainda algumas sugestões de álbuns também de 2011 que, apesar de não lhes ter feito tanta rodagem, convém não deixar escapar sem uma audição. Esta é a quinta e última parte desta série (mais tarde é provável que surjam os 'atrasados').

parte 1 | parte 2 | parte 3 | parte 4 | parte 5
BAD AS ME
TOM WAITS
Bad As Me arranca com o frenesim industrial de Chicago mas algumas faixas depois o cenário é o balcão solitário de um bar fumarento onde se afogam mágoas em whisky. É nestes ambientes soturnos que Waits está realmente em casa mas isso não o impede de fazer temas mais delicados e sensíveis como Back in the Crowd, Last Leaf ou New Year's Eve.

A sua voz áspera é inconfundível e neste Bad As Me, o trovador norte-americano explora as suas várias facetas - o pregador possuído; o baladeiro de coração partido; o boémio noctívago... Para além das habituais colaborações de Mark Ribot e da sua esposa, Kathleen Brennan, juntam-se a Waits nomes como Flea ou Keith Richards - uma das faixas em que este último participa intitula-se Satisfied, transborda swing rockeiro e versa assim: "I will have satisfaction, i will be satisfied. Now Mr. Jagger and Mr. Richards, I will scratch where i've been itching." - uma clara provocação ao clássico dos Rolling Stones.

Qualquer lançamento de Tom Waits é um acontecimento digno de nota. O tema homónimo com que o veterano apresentou o disco deixou toda a gente com água na boca e, saído o disco arrebatou a crítica que cedo o aclamou Bad As Me como estando ao nível dos seus melhores trabalhos. Um feito admirável para alguém com mais de 40 anos de carreira.

HELPLESSNESS BLUES
FLEET FOXES
Em 2008, o primeiro álbum (homónimo) dos Fleet Foxes foi, para mim, amor à primeira audição. Com Helplessness Blues a atracção não foi tão imediata, foi uma espécie de gosto adquirido. Os arranjos mais complexos necessitaram de algum tempo para assimilar mas, após alguns momentos iniciais de estranheza, rendi-me.

Helplessness Blues é a evolução natural do álbum de estreia, a evolução que pouca gente acreditava que fosse possível. Esta mudança de ritmo fez bem à banda de Seattle e, sem perder identidade (aquelas harmonias vocais são inconfundíveis), o seu som ficou mais robusto e as composições mais grandiosas (Bedouin Dress, Sim Sala Bim e Grown Ocean). Também tematicamente houve um ligeiro afastamento daquele cenário rústico solarengo - em Helplessness Blues o céu está nublado e projecta sombras nos campos. Basta ouvir The Shrine/An Argument (e ver o belíssimo vídeo) para captar essas nuances mais sombrias. Mas nem só de arranjos mais complexos vive este disco - aquela simplicidade crua e directa também marca presença, especialmente em The Cascades, Someone You'd Admire e Blue Spotted Tail.

Felizmente que os cépticos estavam errados e Helplessness Blues saiu um belíssimo álbum que facilmente se equipara (para não afirmar com veemência que o supera) com o primeiro disco da banda.

EM BUSCA DAS MONTANHAS AZUIS
FAUSTO
De forma algo similar ao que disse sobre Tom Waits, qualquer lançamento de Fausto será um acontecimento digno de nota, mais ainda quando esse lançamento é um disco duplo que conclui a épica trilogia Lusitana Diáspora iniciada em 1982 com o histórico Por Este Rio Acima.

Uma vez mais, e como não podia deixar de ser em qualquer relato baseado nos Descobrimentos, o mar assume um papel de destaque. Neste caso, pela narração se centrar especialmente na colonização das quentes terras africanas, Em Busca das Montanhas Azuis aventura-se ainda para além da costa e explora os estranhos costumes dos indígenas e as exóticas fauna e flora locais. Não é surpresa nenhuma que Fausto Bordalo Dias é capaz das melodias e letras mais incríveis, neste caso o que surpreendeu foi a capacidade de imprimir neste um tom muito actual sem perder a continuidade com os outros dois trabalhos da trilogia nem trair o seu estilo pessoal. O melhor exemplo disso é provavelmente Velas e Navios Sobre as Águas - o cativante single de apresentação.

Os ritmos tropicais de África complementam na perfeição a sonoridade profundamente portuguesa desta longa narrativa. Numa altura em que quase passamos de colonizadores a 'colónias' o timing deste disco não podia ser mais acertado. Com Fausto já se sabe, é cada tiro, cada melro.

MENÇÕES HONROSAS
THE WHOLE LOVE
Wilco
TAKE CARE, TAKE CARE, TAKE CARE
Explosions in the Sky
B FACHADA (II)
B Fachada
13bly

Sunday, January 8, 2012

Saturday, January 7, 2012

Monday, January 2, 2012

If I drive for you, you give me a time and a place.

I give you a five-minute window, anything happens in that five minutes and I'm yours no matter what.


I don't sit in while you're running it down; I don't carry a gun... I DRIVE.
13bly