Thursday, July 24, 2008

"Deslocamento"


AVISO: Antes de mais nada deves ver o vídeo, dedicar-lhe algum pensamento e só então sim, continuar a leitura deste post.
__________________

Agora que já viste o vídeo, talvez tenhas percebido o que se passou ali (no final é perceptível). Caso não tenhas conseguido chegar lá também não desesperes, eu dou uma ajuda.

O que acabaste de ver tem o nome de Displacement (em português, Deslocamento) e foi criado por Michael Naimark em 1980. Desde então foi executado um total de 4 vezes em museus e centros de artes.

A ideia é até bastante simples. Imaginem uma câmara montada num dispositivo rotativo no centro de uma sala. Enquanto essa câmara roda algumas pessoas executam acções banais.
Após terminada a filmagem, a sala fica exactamente na mesma mas toda ela é pintada de branco para servir de tela de projecção.

Agora imaginem que se substitui a câmara por um projector e que esse aparelho está também a rodar à mesma velocidade da câmara e a projectar o filme realizado anteriormente.

Pois bem, o resultado é o que está à vista. Todos os objectos parecem completamente 3D e as pessoas, como não estão lá fisicamente para receber a projecção, ganham um aspecto etéreo, sem dimensão, vazias... como fantasmas.

Explicando de uma forma ainda mais simples:

+

É igual a:


Curiosidade: Aparentemente a filmagem foi de mais fácil execução em tempos passados e usando a velhinha fita de 16 mm do que em 2005 com toda a tecnologia digital.


13bly

No comments: