Thursday, July 3, 2008

O amor num lugar estranho

Neste nosso mundo que, por conformidade, não nos parece ser tão estranho assim, há gente capaz de imaginar mundos alternativos. Mundos esses que, apesar de baseados no nosso, conseguem ser ainda mais estranhos sem entrar completamente no campo da fantasia. Mais estranho ainda pode ser imaginar que, também nesses mundos o amor existe.

Dois bons exemplos dessas mentes brilhantes são o francês Jean-Pierre Jeunet (realizador do conhecido de Le fabuleux destin d'Amélie Poulain) e o croata Goran Dukic como o provam os filmes Delicatessen e Wristcutters: A love story.

__________________

Delicatessen

Quem viu o Amélie e gostou irá gostar concerteza de Delicatessen. Apesar de realizado em parceria com Marc Caro, o filme tem aquele toque inconfundível de Jeunet e que encanta desde o primeiro minuto.

Personagens bizarras não faltam, bem como momentos de humor. Cenas de puro génio abundam e apesar de ser uma abordagem um pouco mais escura Jeunet consegue, como em Amélie, transmitir aquela agradável sensação de alegria e calor humano (ou talvez deva dizer o contrário dada a data de cada filme).

Delicatessen é uma comédia negra que conta a história de um pequeno edifício e a forma como o senhorio e os seus inquilinos sobrevivem num mundo pós-apocalíptico onde o alimento escasseia.
Para garantir a subsistência do seu prédio, o senhorio, talhante de profissão, coloca anuncios de emprego no jornal como forma fácil de angariar carne para o seu talho. A sua filha no entanto apaixona-se pela mais recente vítima e isso dificulta todo o processo...

Dúvido que haja muitas mentes neste mundo capazes de imaginar uma história de amor no meio de canibalismo, cenas do quotidiano, hermitas que vivem entre sapos, terroristas vegetarianos, suicidas criativos, miopia aguda, números de circo etc.
Este filme conta ainda com uma das melhores cenas de sexo da história do cinema.


Cena de sexo genial de Delicatessen
__________________


Wristcutters: A love story

O próprio título deste filme já de si é curioso.

Imaginem que existe um sítio especial para onde vão as pessoas que se suicidam quando morrem e agora imaginem que é exactamente igual ao nosso mundo "mas pior".

Wristcutters está recheado de pormenores deliciosos e conta a história de Zia que se suicidou por causa da sua namorada. Quando morre arranja um emprego na pizzaria Kamikaze e leva uma "vida" banal e aborrecida sendo o assunto de conversa mais recorrente a forma como cada um se suícida.

Meses depois descobre que a sua namorada também se suicidou e parte à sua procura neste mundo de suicidas. Leva consigo o seu amigo Eugene (baseado em Eugene Hutz, vocalista dos Gogol Bordello que cedem várias musicas para este filme) e conhecem pelo caminho Mikal uma jovem rapariga que garante que está ali por engano e quer falar com "O Pessoal Responsável".

Pelo caminho têm uma série de percalços sendo que quase atropelavam Kneller (Tom Waits) que procurava o seu cão. Kneller acaba por leva-los ao seu "acampamento" onde vive com um grupo bizarro e onde milagres insignificantes acontecem.

No meio de toda essa confusão Zia e Mikal acabam, sem grande surpresa, por se apaixonar. Mas não é bizarro o amor num mundo de suicidas que supostamente perderam o amor até à própria vida?

Wristcutters está munido de um humor bastante negro e conta para isso com anjos burocráticos, messias suicidas, amor, buracos negros, avarias automóveis etc.


Trailer de Wristcutters: A love story
__________________

Resumindo, tanto Delicatessen como Wristcutters duas histórias de amor num lugar improvável e penso ser essa precisamente uma das mensagens importantes a reter.

O amor pode surgir sem aviso no lugar mais improvável, seja ele um jardim, um café, uma rua movimentada, um qualquer corredor da faculdade...


13bly

1 comment:

Rita said...

Conseguiste cativar me! :) respondi te no meu blog, não sei se viste. beijinhos