Tuesday, October 21, 2008

Revólveres e katanas

O que acontece quando dois génios se juntam e prestam homenagem aos velhinhos spaghetti western?

Sukiyaki Western Django é um western à asiática. É produto da mente do controverso realizador japonês Takeshi Miike (Ichi, The Killer e Audition) e, apesar de num papel secundário (mas vale sempre a pena destacar), dos "fantásticos" dotes representativos de Quentin Tarantino (Pulp Fiction e Reservoir Dogs).
Estas duas mentes brilhantes fundem a cultura ocidental e asiática de uma forma quase perfeita e apresentam um filme emocionante e divertido.


O título do filme já de si é uma brincadeira com as designações deste tipo de cinema . Tal como spaghetti é um prato italiano, o sukiyaki é um prato japonês. Assim, os western originais eram os norte-americanos, entretanto surgiram uns vindos de Itália que ficaram conhecidos como spaghetti western e agora, vindos do país do sol nascente, temos os sukiyaki western.
Ainda além deste pequeno trocadilho, no título deste filme encontra-se também a primeira (de muitas referências) a grandes filmes do género western. "Django" é o nome de um dos grandes clássicos de Sergio Corbucci. Também muitos dos personagens foram baseados nesse filme e até a sua música principal (composição de Luis Bacalov) foi adaptada a esta nova visão.

A junção destas duas culturas tão distintas pode parecer disparatada mas, visto o resultado final, elas até acabam por encaixar muito bem. Para além disso, uma vez que este filme é (de acordo com o IMDb) uma espécie de remake do clássico de Sergio Leone "Per un Pugno di Dollari" que por sua vez é um remake de "Yojimbo" de Akira Kurosawa, a fusão das culturas acaba por fazer o seu sentido.


A história do filme anda à volta de uma cidade que, devido à febre do ouro se tornou o local de confronto entre dois clãs rivais os Genji (de branco, mais calmos e ponderados) e os Heike (de vermelho, mais selvagens e sanguinários). Ambos os clãs pretendiam encontrar um tesouro que supostamente haveria na cidade e portanto assentaram arraiais. A vida de todos os habitantes fica então mais complicada até que certo dia chega à cidade um pistoleiro em busca de dinheiro e acaba por se envolver nos assuntos da cidade e confrontar ambos os clã. O seu nome é, ao bom velho estilo dos heróis dos westerns, desconhecido.

O clã Genji e o seu líder e grande lutador Yoshitsune

O clã Heike sem o seu cobarde líder Kiyomori (ou Henry)
Pelo meio há algumas segmentos de acção inacreditáveis, momentos de pura comédia e cenas com intensidade dramática.
Toda a recriação desta cultura alternativa foi pensada ao pormenor. Veja-se a decisão de Miike de gravar o filme totalmente em inglês apesar de os actores (todos japoneses menos obviamente o Tarantino) falarem a língua bastante mal. Isso era algo que acontecia nos verdadeiros spaghetti westerns onde nem sempre os actores italianos falavam bem inglês.

Penso que o ponto forte do filme reside no carácter único da cultura. É principalmente por isso que, apesar de não ser uma obra-prima, Sukiyaki Western Django consegue manter-nos entretidos durante as duas horas da sua duração.

13bly

No comments: