Wednesday, December 10, 2008

Mais perto do paraíso

Patrick Watson é o nome de um músico da classe que hoje em dia, correntemente se designa por singer-songwriter. É também o nome da banda na qual ele é vocalista e o nome que mais tem rolado no meu mp3 estas semanas.


Close to Paradise é o segundo álbum de Patrick Watson e, uma vez que o passei na íntegra para o mp3, é o que mais tenho ouvido. Ouvir este álbum do início ao fim é para mim uma experiência quase indescritível, cada música é uma viagem por um mundo fantástico. Consigo fechar os olhos e sentir-me ou a atravessar um oceano ou rasgar um céu azul.

Todas as músicas têm um toque distinto e uma das coisas que mais me agrada neste álbum é a forma como tudo é construído a todos os níveis (letra, arranjos, instrumental, produção etc.) e que torna difícil adivinhar "para onde a música vai". A estrutura das músicas não é linear, não fica no ouvido, não tem um refrão bem definido, mas consegue despertar em mim sensações incríveis. Talvez seja esse tal factor de imprevisibilidade.

Ao longo deste álbum é fácil lembrarmo-nos de Jeff Buckley, Andrew Bird ou Yann Tiersen. Algumas músicas têm até toques que fazem lembrar Pink Floyd, mas Patrick Watson não é nenhum deles e a sua própria identidade está bem vincada no trabalho que apresenta.


A carreira deste senhor já inclui um álbum a solo, dois álbuns como banda, participações a compor e actuar com The Cinematic Orchestra, a banda sonora para um filme, tour com nomes como John Cale, Feist ou James Brown e um prémio musical para melhor álbum canadiano em 2007 a competir com nomes como Arcade Fire ou Feist.

Para quem tiver mais curiosidade Patrick Watson fez também uma 'perninha' nas sessões intimistas da La Blogotheque, as chamadas Soirée de Poche que pode ser vista aqui (os vídeos estão logo em cima).

Entretanto, e para aguçar ainda mais o apetite, acho este vídeo profundamente desfrutável:


Espero sinceramente que gostem porque eu, eu adoro!


13bly

6 comments:

S.A. said...

Afinal já conhecia o senhor, já tinha ouvido uma música (já tive a ouvir mais como é obvio).
E é como dizes, parece que transportar para um outro qualquer lugar.
Adorei (como sempre) sr Jenio =P


.:S

Rita said...

Desculpa por teres comentado? Porquê? Eu gosto que comentes!! :)

Rita said...

Oh, eu gostei! E a garrafa é demais, uma garrafa sem volume? Se tu não percebeste quanto mais eu, LOL

Sara said...

:D Já fui pesquisar... hehe

Renato_Seara said...

De facto e um grande senhor!

Pedro C. Reis said...

"é da cena do Canadá" xD