Wednesday, January 28, 2009

Adbusting /Subvertising


Subvertising refers to the practice of making spoofs or parodies of corporate and political advertisements in order to make a statement. This can take the form of a new image or an alteration to an existing image. A subvertisement can also be referred to as a meme hack and can be a part of social hacking or culture jamming.
- in wikipedia

Pode parecer novidade mas na verdade vemos Subvertising quase todos os dias nas mais variadas formas sendo uma das mais frequentes as t-shirts. O tema nesses casos é geralmente ligeiro e sem grande mensagem ideológica sendo o mais comum, possivelmente, o sexo.
Quem nunca viu a famosa t-shirt 'Nike' com um espermatozóide e a dizer "Just did it"?

Quem as traz vestido acha-se muito inteligente e engraçado mas na maior parte das vezes nem pensa ou se apercebe que a t-shirt pode trazer associada uma mensagem, para além da piada, um protesto anti-consumista e capitalista.
É certo que nem todas essas subversões de logótipos ou slogans são inventados com o objectivo de contestação, mas sem dúvida que algumas serão.

Quem nunca viu nenhum dos seguintes símbolos?
Todos eles são exemplos deste movimento que é o Adbusting. Alguns deles mais engraçados e divertidos e outros mais sérios e corrosivos. Reflictam bem da próxima vez que virem um.

Agora passando ao que me levou a escrever este post.

Há quem se dedique a fazer protestos por estes meios. É um estilo de contestação muito 'Banksyesco' (se é que me entendem) e há todo um movimento associado a estes tipo de arte (há quem lhe chame vandalismo, eu prefiro chamar-lhe arte interventiva).
Um exemplo é a revista canadiana Adbusters. Dedicada a este tema, a Adbusters tem intervenções muito interessantes e vale bem a pena explorar o site.

As seguintes imagens são um dos exemplos mais interessantes de Adbusting que já vi. As fotos foram tiradas numa estação de metro de Berlim e andam a circular pela net.

Penso não ser preciso dizer muita coisa, tirem as conclusões que acharem devidas.

13bly

2 comments:

Renato_Seara said...

Eu tenho uma da Nik*...mas que tem uma posiçao do Kamasutra...e diz...Just Doing It!!!:)...
Desses Logotipos gosto especialmente do da Nokia...lol mt bom!!!

Anonymous said...

Já tinha visto algumas t-shirts assim (a minha de final d curso era uma brincadeira c o CSI),mas nc tinha visto as fotos da estação de metro. Espectacular...mt bom mm!=)