Monday, March 23, 2009

Para além do filme

O universo de Watchmen é demasiado rico para ficar completamente caracterizado num filme de coisa de duas horas e meia. Ainda não vi o filme mas, conhecendo-se a obra, não é preciso fazê-lo para tirar esta conclusão.
Surpreendentemente, as mentes por detrás do filme concordaram e resolveram presentear os fãs com um DVD cujo conteúdo é de certa forma a expansão do mundo complexo que é o de Watchmen e uma tentativa de agarrar toda a riqueza do mesmo.



Tales of the Black Freighter

Esta história de piratas é uma meta-história do universo Watchmen, ou seja, é uma história dentro da história. Originalmente, corresponte a uma graphic-novel que um personagem secundário (quase figurante) estava a ler enquanto a linha narrativa principal ia decorrendo. Penso que seria impossível integrar satisfatoriamente este bónus no filme sem parecer forçado ou simplesmente estúpido e portanto faz todo o sentido incluí-la como um extra. No entanto, isto faz com que se perca a profunda interligação e paralelismo entre a meta-história e a história em si.
A opção pela animação pareceu-me adequada dado que num mundo "Watchmen real", Tales of the Black Freighter seria uma graphic-novel e é de louvar uma adaptação tão fiel face a uma história tão visceral como esta.
De salientar também a voz de Gerard Butler que encaixa muito bem na voz do único sobrevivente de um ataque de piratas e que tenta frenéticamente regressar a casa para salvar a sua família.


Under the Hood

Muita da riqueza de Watchmen advém, não só da sua história fantástica e arte deslumbrante, mas também de todo um painel de fundo histórico-político que caracteriza o mundo e de uma quase completa definição do passado de todos os personagens. Under the Hood é uma autobiografia escrita por um dos personagens secundários (mas ao mesmo tempo bem principal). Nela são contados inúmeros detalhes que fazem o enquadramento para todo o 'presente' da história.
Mais uma vez seria difícil incluir no filme todos estes pormenores que são tão importantes para viver na totalidade a "experiência Watchmen". Mais uma vez a equipa de produção surpreendeu-me e apresentou este Under the Hood na forma de documentário.
São entrevistados muitos personagens conhecidos, mostradas imagens de arquivo que enquadram toda a origem dos 'vingadores mascarados' e são até incluídas publicidades de produtos da época (alguns dos quais bem presentes em várias partes da história).

________________________

Enfim, Watchmen é uma obra verdadeiramente fascinante e que estou constantemente a redescobrir. Ainda não vi o filme, mas agora estou mais curioso ainda pois ao ver estes extras é possível confirmar que a equipa de produção encarou esta obra com todo o respeito que ela merece.

13bly

No comments: