Tuesday, April 28, 2009

Que óptimo!! (com tê... que se lixe o acordo ortográfico)

+


A quem ainda não conhece vou apresentar a excelente iniciativa Optimus Discos.

Depois de promover inúmeros concertos pelo país fora e patrocinar um dos maiores festivais do país, com uma única iniciativa, a Optimus consegue:
  1. Criar incentivo e divulgação para a música portuguesa de qualidade;
  2. Combater a pirataria;
  3. Difundir cultura;
  4. Publicitar-se e às bandas que promove;
  5. Ganhar dinheiro.
Pois então em que consiste esta iniciativa?

Muito simples. A Optimus disponibiliza para download gratuitamente uma série de EPs de bandas ou projectos musicais portugueses (de diversos estilos e na sua maioria emergentes) sendo colocada mais tarde à venda na Fnac e a um preço aceitável (a rondar os 5€) uma versão física e limitada dos mesmos EPs (a ver se apanho um ou dois).

A primeira fornada que já está disponível para download e estará em breve nas prateleiras de uma Fnac perto de si consiste no seguinte:
  • The Pragmatic (Circles) - Os sintetizadores são sem dúvida quem mais ordena neste grupo. Já remisturaram nomes como The Shins, Bloc Party e Justice;

  • Madame Godard (Aurora) - Pop bem fresquinha é a melhor maneira que encontrei para descrever esta banda que apesar de já ter muitos anos nunca tinha editado. Este é um lançamento que já aguardo há muito tempo;

  • DJ Ride (Beat Journey) - Possivelmente o maior DJ português de hip-hop já tendo participado com vários artistas nacionais e não só. DJ Ride leva-nos numa viagem pelas suas beats;

  • Tiguana Bibles (Child of the Moon) - Uma voz a fazer lembrar Nancy Sinatra com músicos de bandas como Bunnyranch, The Parkinsons e Tédio Boys não pode dar mau resultado (e não dá efectivamente).

  • Tiago Gomes e Tó Trips (Vi-os Desaparecer na Noite) - Kerouac, o seu clássico On the Road e toda uma geração de beatnicks transferido para disco. É isso que representa este novo projecto que junta um escritor e um dos guitarristas dos Dead Combo;

  • The Bombazines (The Bombazines) - Isto é sem dúvida -unk só não sei se categorize isto como funk ou punk. Ambas as influências são inegáveis e saiu uma mistura interessante (OK OK, foge mais para o funk).

A segunda remessa já está prometida lá para Junho e irá contar com nomes como Mazgani, Bezegol, Rui Maia (dos X-Wife), Vicious Five, a "big band" de João Paulo Feliciano e ainda o Real Combo Lisbonense e a estreia de Márcia.

A terceira série está também a ser já preparada para Outubro! Estes meninos não brincam!

13bly