Tuesday, April 21, 2009

Unza unza time!!!

Porto, Pavilhão Rosa Mota, 17 de Abril de 2009, aproximadamente 10:30 da noite:

Ao som do hino da ex-União Soviética (segundo apurei), Emir Kusturica e a sua pandilha da No Smoking Orchestra entram em cena e ocupam os seus devidos lugares no palco. O fim do mundo está prestes a começar!

O maestro da noite

Desde que se ouviram os primeiros acordes até ao regresso do hino soviético (que sinalizou o final do concerto) muita coisa aconteceu naquele palco!

As três figuras centrais são sem dúvidao próprio Kusturica, o vocalista e animal de palco de seu nome Karajlić e o genial (nas palavras de Karajlić) violinista Sparavalo .
  • Kusturica, ou talvez deva dizer Eric Clapton, é o "Sr. Fixeza", sempre na sua e a desempenhar na perfeição o seu papel de maestro desta orquestra balcânica intervalando este com tiradas de Pink Floyd, Ennio Morricone e Deep Purple;
  • Karajlić, o homem-morcego sérvio, pouco tempo parava quieto. Esforçou-se bastante por animar um público que, honestamente, me pareceu pouco animado para a festa que se via no palco;
  • Sparavalo, o excêntrico e divertido violinista da banda que, em despique com Kusturica protagonizou um dos melhores momentos do concerto.
Depois destes, o holofote vai oscilando entre os restantes elementos da banda dando a todos oportunidade de brilhar, desde o baterista que teve direito a vénias ao guitarrista mágico, passando pelo acordeonista tocador de trombone e pelo e saxofonista "sexy" (mais uma vez um adjectivo usados pelo próprio Karajlić).

Ambiente de festa rija

Acima de tudo notava-se uma coisa à qual eu dou bastante valor: os músicos estavam-se a divertir genuinamente enquanto davam o concerto e durante aquelas quase duas horas de viajou-se pelo reportório músical das principais obras cinematográficas do realizador. "Black Cat, White Cat", "Life is a Miracle" ou "Underground" são alguns dos exemplos.
Antes, entre, ou durante as músicas dava ainda tempo para batalhas de instrumentos, invasões de palco, danças sensuais, escalada de estruturas metálicas, improviso, guitarras levitantes, gírias futebolísticas, bizarrias com violinos e serenatas de amor.

Karajlić merece os aplausos

Enfim, um concerto de Emir Kusturica é uma espécie de circo bizarro carregado de energia onde o mais inesperado pode acontecer a qualquer momento.
Dizem os "veteranos" que este concerto foi muito idêntico ao de Gaia no ano passado. Como infelizemente não pude estar presente nesse afirmo com convicção que este foi genial!!

Voltem sempre!!

13bly