Sunday, May 24, 2009

Estrelas e Astronautas

God is an Astronaut + The Allstar Project
@ Cinema Passos Manuel ~ 23-05-09

Ontem, dia 23 de Maio de 2009, o Cinema Passos Manuel recebeu no seu palco os irlandeses God is an Astronaut ficando as honras de abertura nas mãos dos The Allstar Project, banda portuguesa que se enquadra no mesmo estilo dos primeiros.
Foi o meu primeiro concerto post-rock e foi também a primeira vez que entrei no Passos Manuel. Devo dizer que ambas foram experiências a repetir.

O Passos Manuel é um espaço curioso. Tem uma decoração e iluminação algo dúbias mas que acaba por gerar um ambiente interessante. A sala de concertos é confortável, mas é também um pouco pequena o que limita um pouco a afluência. Houve inclusivamente esforços no sentido de arranjar uma sala maior dada a escassez de bilhetes face à procura.

Aproximadamente às 22:40, com uns míseros 10 minutos de atraso subiram ao palco todos os 5 'Allstars'. O concerto consistiu essencialmente de músicas novas que irão marcar presença no seu segundo álbum, a ser editado ainda algures neste ano.

Do seu álbum de estreia Your Reward... a Bullet apenas tocaram a Lasers Go Through Monkeys (por sinal a minha preferida) que, mesmo sem a sample, mantém todo o seu encanto e poderio. Salvo ess excepção, tudo o resto foram músicas novas e posso desde já afirmar que, pela amostra, deu para perceber que o álbum novo promete ser mais 'a rasgar' do que o primeiro.

A primeira explosão sonora (tão característica do post-rock) foi ensurdecedora! O poder cru de três guitarras faziam-se sentir por inteiro na pequena sala do Passos Manuel provando desde logo a todos os presentes que não estavam ali para brincadeiras e que a noite ia ser carregada de intensidade.

Como é habitual neste tipo de concertos, e (imagino eu) de certa forma para compensar a ausência de um vocalista onde se concentrar as atenções, a banda fez-se acompanhar de uma projecção de imagens. Devo confessar não fiquei fascinado pela projecção dos 'Allstars' e esse deve ser, talvez, o único ponto menos bom que tenho a apontar a estes rapazes.

Fico então à espera do novo álbum para poder comprovar a sua qualidade. Pelo que ouvi, poucas dúvidas restam de que será excelente.
Cerca de uma hora depois dos Allstar Project subirem ao palco foi a vez daquele que seria o grande atractivo da noite (apesar de os primeiros não lhes terem ficado atrás). O concerto não desiludiu ninguém!

O volume manteve-se elevado e, apesar de agora só haver uma guitarra, a intensidade não era menor. Os God is an Astronaut só descansaram ao fim de quase duas horas e só depois de um encore e uma música bónus. Já o relógio apontava a 1h20 da manhã quando se deixou de ouvir o último som de guitarra.

Os três astronautas tocaram quase todas as músicas essenciais (muitas delas aplaudidas aos primeiros acordes) sem se centrarem unicamente no seu último álbum (homónimo). Interpretaram os seus temas de forma primorosa e, como esperado, sempre acompanhados por uma projecção visual bastante superior à apresentada pelos Allstar Project.

A par da temática espacial, que obviamente não podia faltar, o principal enfoque foram os motivos militares e bélicos. Explosões, soldados e mísseis a par de satélites, foguetões e astronautas foram do que mais se viu na noite de ontem. Houve, no entanto, ainda tempo para uma quantidade considerável de imagens caleidoscópicas e gravações baseadas na condição humana e em experiências científicas. Todo o concerto foi acompanhado por imagens tinham quase tanto de bizarro como de espectacular.

Foi uma noite excelente e bastante barulhenta, mas é assim mesmo o post-rock e se assim não fosse, bem, não teria tanta piada.

13bly

P.S. - Eu sei que as fotos estão foleiras, mas foi o melhor que consegui fazer dada a iluminação.