Friday, June 12, 2009

Estilo inconfundível #2

Depois de Klimt aqui está outro dos meus artistas favoritos, Yoshitaka Amano.
Amano tem uma identidade muito própria, fruto de uma mistura de um estilo assumidamente asiático mas com influências ocidentais incontornáveis. Se por um lado é fácil ligar a sua obra com o tão tradicionalmente japonês ukiyo-e (também conhecido por estampa japonesa), por outro, na maior parte dos casos é difícil de dissocia-lo do estilo art-noveau (do qual Klimt foi um dos pioneiros) tornando-se assim fácil de identificar.
Os trabalhos de Amano são muito variados, a sua obra já serviu de ilustração para vídeo-jogos (entre os quais grande parte dos Final Fantasy através dos quais eu o conheci), bandas desenhadas, romances, filmes de animação, revistas, cenários de teatro, exibições em galerias de arte e muitos dos seus próprios art-books.
A sua arte oscila desde uma simplicidade absoluta traçando quase o mínimo indispensável à compreensão da imagem até pinturas super carregadas de detalhes impressionantes. Também nas cores ele pode passar de uma simples paleta em tons de castanhos para uma completa explosão de coloridos a fazer lembrar os padrões muito trabalhados dos kimonos ou aquelas texturas psicadélicas muito visíveis na obra de Klimt e seus seguidores.

Parece óbvio que, tendo produzido ilustrações para tantas obras de ficção fantástica, a arte de Amano venha também influenciada por toda esse ambiente mágico e mitológico. É frequente a representação de monstros, espíritos, divindades e demónios ou até princesas e outras criaturas fantásticas envolvidos em batalhas épicas. Até a mais simples paisagens tem sempre algo de surreal que nos transporta a um outro mundo que não este em que vivemos.

Outro traço distintivo da arte de Amano são as feições efeminadas que ele dá a todos os seus personagens. Por mais másculos que eles sejam as suas linhas são sempre muito delicadas, ao ponto de, por vezes, ser difícil de distinguir o género das suas personagens (mas também há quem diga que a Mona Lisa é um homem portanto não vou por aí).

Devo confessar que foi mesmo muito difícil escolher quais, do seu imenso leque de ilustrações, havia de colocar aqui. Todas elas são fantásticas e me fascinam de alguma forma!
Optei portanto por evitar as peças relacionadas com Final Fantasy uma vez que serão as são as mais conhecidas e dessa forma divulgar o alcance da sua obra.

A quem quiser conhecer mais do fantástico portfolio deste artista aconselho vivamente a visitar, por exemplo, Amano's World, uma de muitas páginas que facilmente se encontram fazendo uma busca pelo nome deste Senhor.
De certeza que não se arrependem porque Yoshitaka Amano é sem dúvida um génio dos nossos tempos!

13bly