Amano tem uma identidade muito própria, fruto de uma mistura de um estilo assumidamente asiático mas com influências ocidentais incontornáveis. Se por um lado é fácil ligar a sua obra com o tão tradicionalmente japonês ukiyo-e (também conhecido por estampa japonesa), por outro, na maior parte dos casos é difícil de dissocia-lo do estilo art-noveau (do qual Klimt foi um dos pioneiros) tornando-se assim fácil de identificar.
Os trabalhos de Amano são muito variados, a sua obra já serviu de ilustração para vídeo-jogos (entre os quais grande parte dos Final Fantasy através dos quais eu o conheci), bandas desenhadas, romances, filmes de animação, revistas, cenários de teatro, exibições em galerias de arte e muitos dos seus próprios art-books.
A sua arte oscila desde uma simplicidade absoluta traçando quase o mínimo indispensável à compreensão da imagem até pinturas super carregadas de detalhes impressionantes. Também nas cores ele pode passar de uma simples paleta em tons de castanhos para uma completa explosão de coloridos a fazer lembrar os padrões muito trabalhados dos kimonos ou aquelas texturas psicadélicas muito visíveis na obra de Klimt e seus seguidores.
Parece óbvio que, tendo produzido ilustrações para tantas obras de ficção fantástica, a arte de Amano venha também influenciada por toda esse ambiente mágico e mitológico. É frequente a representação de monstros, espíritos, divindades e demónios ou até princesas e outras criaturas fantásticas envolvidos em batalhas épicas. Até a mais simples paisagens tem sempre algo de surreal que nos transporta a um outro mundo que não este em que vivemos.
Outro traço distintivo da arte de Amano são as feições efeminadas que ele dá a todos os seus personagens. Por mais másculos que eles sejam as suas linhas são sempre muito delicadas, ao ponto de, por vezes, ser difícil de distinguir o género das suas personagens (mas também há quem diga que a Mona Lisa é um homem portanto não vou por aí).
Devo confessar que foi mesmo muito difícil escolher quais, do seu imenso leque de ilustrações, havia de colocar aqui. Todas elas são fantásticas e me fascinam de alguma forma!
Optei portanto por evitar as peças relacionadas com Final Fantasy uma vez que serão as são as mais conhecidas e dessa forma divulgar o alcance da sua obra.
A quem quiser conhecer mais do fantástico portfolio deste artista aconselho vivamente a visitar, por exemplo, Amano's World, uma de muitas páginas que facilmente se encontram fazendo uma busca pelo nome deste Senhor.
De certeza que não se arrependem porque Yoshitaka Amano é sem dúvida um génio dos nossos tempos!
13bly