Pelos vistos o aclamado festival de cinema não é o único evento de destaque a decorrer em Cannes. Acaba hoje o Cannes Lions International Avertising Festival e, este ano, o grande prémio na categoria de publicidade de exterior (outdoor) foi para o jornal The Zimbabwean.
The Zimbabwean é um jornal é dirigido aos zimbabweanos que vivem no Reino Unido e no sul de África (principalmente Botswana e África do Sul). De realçar que no próprio Zimbabwe, o jornal é taxado com 55% de imposto de luxo, tornando-o praticamente inacessível a quase toda a população e que o seu fundador e actual editor está a residir no Reino Unido após ter sido expulso do Zimbabwe como 'inimigo do povo'.
The Zimbabwean é um jornal é dirigido aos zimbabweanos que vivem no Reino Unido e no sul de África (principalmente Botswana e África do Sul). De realçar que no próprio Zimbabwe, o jornal é taxado com 55% de imposto de luxo, tornando-o praticamente inacessível a quase toda a população e que o seu fundador e actual editor está a residir no Reino Unido após ter sido expulso do Zimbabwe como 'inimigo do povo'.
A campanha aposta em frases fortes imprimidas directamente em notas com as seguintes variantes:
"Z$250,000,000 cannot buy the paper to print this poster on"
"It's cheaper to print this on money than paper"
"Thanks to Mugabe this money is wallpaper"
"Fight the regime that has crippled a country"
"It's cheaper to print this on money than paper"
"Thanks to Mugabe this money is wallpaper"
"Fight the regime that has crippled a country"
Num claro protesto contra o regime do presidente Mugabe, esta campanha é acima de tudo uma chamada de atenção à incomportável situação vivida num país cuja inflação, recorde-se, atingiu valores absurdos como 231.000.000%.
13bly