Monday, June 8, 2009

Sobre a guerra à pirataria:

Numa altura em que a pirataria é, cada vez mais, ordem do dia e as atitudes por parte dos detentores dos direitos de autores são também cada vez mais agressivas... numa altura em que o Partido Pirata da Suécia elege um representante para o Parlamento Europeu (dois caso se sigam as regras do Tratado de Lisboa)... numa altura em que se fala de regulamentar a utilização da Internet de uma forma quase castrante face ás potencialidades quase infinitas que ela possui... numa altura que a cultura começa a querer sair da estagnação e marasmo na qual se tinha instalado durante anos...

Numa altura como esta, é essencial que alguém consiga sistematizar ideias e propor alternativas viáveis à actual situação sem enveredar pelo quase fanatismo espelhado no excesso de zelo exercido pelas sociedades protectoras dos autores nem pela total e incomportável anarquia defendida por muitos dos 'piratas' fundamentalistas.


Felizmente essas alternativas existem e FINALMENTE vejo que alguém conseguiu, de forma responsável e ponderada, apresentá-las e difundi-las pela Internet estando assim ao alcance de todos. É importante referir que as medidas sugeridas preocupam-se sobretudo com a cultura e a sua difusão sem nunca desrespeitar os autores (artistas) nem pôr de lado os seus direitos.

Resta apenas esperar que com esta palestra (e outras que tais) se consiga abrir os olhos a muita gente.

13bly