Tuesday, September 1, 2009

Fotoresumo I - de Amman a Petra

À semelhança do que foi feito em pouca terra, pouca terra, pouca terra aquando do Interrail e porque tenho preguiça de fazer um post mais detalhado a descrever a minha viagem e quero retomar a actividade no blog, aqui vai um fotoresumo (com alguma informação) da viagem que fiz e que passou por países como a Jordânia, Egipto e Israel (e Palestina).

Este primeiro fotoresumo terá fotos da viagem desde Amman (ou Amão), a capital da Jordânia até Petra, a sua principal atracção. Pelo caminho parei em Madaba ('capital' do mosaico), Monte Nebo (onde Moisés estará sepultado), Mar Morto (com vista para Israel e Palestina) e Al Karak (local de edificação de um castelo dos Crusados).








Dos países do Norte de África e Médio Oriente que conheço (que não são tão poucos assim), a Jordânia é o que tem a capital mais desinteressante. Amman (1ª e 2ª fotos) é uma cidade que de capital tem muito pouco e mesmo em termos de monumentos também pouco tem para ver (pelo menos para já pois estavam ainda a decorrer várias escavações na 'cidadela').

De Amman a viagem prosseguiu para Madaba para ver um antigo mapa da região em mosaico (3ª foto) que, para a época tinha uma precisão geográfica admirável. Seguiu-se a paragem no Monte Nebo (4ª foto) local onde Moisés se encontra sepultado e que tem uma vista privilegiada para as montanhas circundantes do Mar Morto (5ª foto), local da próxima paragem.

O Mar Morto é o ponto mais baixo da superfície terrestre (encontra-se a mais de 400 metros abaixo da referência do nível do mar). As características e composição das suas águas e lamas são terapéuticas o que faz deste mar um destino frequente para tratamento de problemas de pele. Para além disso tomar um banho neste mar é uma experiência única pois é difícil nadar nele pois a sua elevada concentração de sal faz qualquer um flutuar mesmo sem querer.

Daí, o caminho o caminho é sinuoso e sempre a subir (6ª foto) até à última paragem deste fotoresumo, o castelo de Al Karak (7ª foto). Este castelo encontra-se num invejável estado de conservação dadas as várias épocas e inúmeras mãos pelas quais passou (desde os Crusados aos Otomanos passando por vários reis e inúmeras batalhas) sendo isso visível na sua arquitectura.

BREVEMENTE: Fotoresumo II - Petra

13bly