Thursday, September 3, 2009

Fotoresumo II - Petra

O segundo fotoresumo desta viagem será inteiramente dedicado a Petra, a principal atracção da Jordânia e um dos pontos altos destas minhas férias.

Petra não merece menos do que isso e, uma vez que as minhas palavras dificilmente farão justiça à beleza (natural e não só) desta que foi eleita como uma das 7 Maravilhas do Mundo, aqui vai uma dose reforçada de fotografias.










Desde que se inicia a (longa) caminhada para entrar em Petra que se fica fascinado, em primeiro lugar, pelos pequenos túmulos na beira da 'estrada' e logo de seguida pela beleza natural dos enormes desfiladeiros coloridos (2ª foto) que protegem e escondem a cidade.
É difícil de contabilizar a quantidade de carroças, cavalos, burros ou camelos com os quais nos cruzamos (1ª e 6ª fotos) e que, qual serviço de táxis, fazem a ligação entre a entrada e os vários pontos da cidade. Pessoalmente, aconselho a fazer todos os trajectos a pé para assim poder desfrutar melhor de todas as vistas.

Ainda a meio da passagem pelo último Siq (desfiladeiro) já Al Kazneh ('O Tesouro') dá ares da sua graça espreitando entre enormes rochas (9ª fotografia). É verdadeiramente impressionante a imponência d'O Tesouro (3ª e 8ª fotos). A primeira reacção é mesmo abrir a boca e olhar para cima perante a insignificancia do nosso tamanho face a uma obra daquela dimensão.
Petra nasce de uma junção de um sem número de culturas, uma visita a Petra é uma espécie de volta ao mundo pois há influências gregas, romanas, indianas, sírias e egípcias (para enumerar algumas) e 'O Tesouro' é prova disso mesmo pois todos estes estilos estão visíveis na sua fachada.

Ao contrário do que muita gente pensa Petra não é só 'O Tesouro', é toda uma cidade com templos, túmulos, um teatro e zonas habitacionais e comerciais. As suas escarpas estão todas talhadas com as fachadas magníficas (4ª e 7ª fotos) e é possível fazer a difícil subida das suas montanhas para ter uma vista priveligiada (5ª foto) da cidade ou para visitar El Deir ('O Mosteiro').


BREVEMENTE: Fotoresumo III - de Petra a Sharm-el Sheik

13bly