Saturday, September 5, 2009

Fotoresumo III - de Petra a Sharm-el Sheik

Com o terceiro fotoresumo a viagem prossegue. De Petra a Sharm-el Sheik a única paragem foi no deserto de Wadi Rum chegando a viagem pela Jordânia ao fim em Aqaba, uma cidade costeira no sul do país. Daí apanhei um ferry com destino ao Egipto onde me esperava uma carrinha que me levaria a Sharm-el Sheik, o paraíso dos mergulhadores.








Depois de Petra, dificilmente alguma coisa me encheria as medidas e os próximos dias acabaram por ser um pouco mais desinteressantes.

O deserto de Wadi Rum (2ª foto) tornou-se famoso como o local onde T.E. Lawrence viveu com um grupo de beduínos, mais tarde foi também o local de filmagens do aclamado filme Lawrence of Arábia que transportou para o cinema a história escrita pelo próprio. A 3ª e 4ª fotografias foram tiradas precisamente no local do acampamento onde Lawrence viveu.

Daí a estrada leva a Aqaba, uma cidade balnear que tem ainda muito que evoluir no que toca a infraestruturas para o turista. O melhor da cidade é a vista nocturna para a sua cidade irmã Eilat, já do lado de lá da fronteira com Israel (5ª foto).

Chegado a Sharm-el Sheik confesso que fiquei desiludido. Já antes tinha feito praia no Egipto, mas tinha-o feito em Hurghada onde as praias são bastante melhores.
Estava hospedado nas imediações de Naama Bay (a zona nova de Sharm-el Sheik) e posso afimar que aquilo é tudo menos o Egipto. Naama Bay é uma pequena vila cosmopolita feita 'para turista ver' com um sem de discotecas, restaurantes e bares e de cadeias multinacionais (vejam-se a 6ª e 7ª fotos). Tivesse sido há uns anos e talvez tivesse gostado, mas agora confesso que este tipo de turismo não me seduz.

BREVEMENTE: Fotoresumo IV - Israel e Palestina

13bly