Saturday, October 10, 2009

Viagem psicadélica

psicadelismo
s.m.
Estado de sonho em vigília provocado por vários alucinogénios, nomeadamente o L.S.D.

Não tenho palavras para descrever este filme.
Jodorowsky criou uma obra que jamais poderá ser repetida. Não há e dificilmente haverá algo que se lhe compare. Não estou com isto a dizer que o filme é extraordinariamente bom, neste caso isso será altamente subjectivo, mas que é único lá isso é. Nunca vi nada assim.

Digam-me outro filme que tenha, para citar apenas alguns dos muitos (MUITOS) exemplos:
  • Um anão sem mãos nem pés;
  • Uma prostituta com um chimpanzé de estimação;
  • Recriações psicadélicas de cenas bíblicas;
  • Excrementos que se transformam em ouro;
  • Uma batalha entre sapos e camaleões pelo domínio do México;
  • Uma vagina robótica que dá à luz uma mini-vagina robótica;
  • Um colar de granadas;
  • Uma colecção de testículos.
Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras e The Holy Mountain é um caso que confirma essa máxima. Não encontro melhor forma de falar deste filme do que através de imagens portanto deliciem-se.

The Holy Mountain é uma viagem, uma experiência psicadélica que já li poder ser comparada ao consumo de substâncias psicotrópicas (sendo que em algumas partes os próprios actores estavam sob efeito das mesmas). Incluo o filme sem hesitação numa categoria a que gosto de chamar "filmes-experiência" e que superam um 'filme vulgar' por nos apelarem mais incisivamente aos sentidos.

A fotografia e a cor fizeram-me lembrar The Fall (apesar de este apenas surgir 35 anos depois) e são duas das armas mais fortes de Holy Mountain sendo o 'factor WTF' e todo o simbolismo presente no filme umas potenciais terceira e quarta.

O próprio Alejandro Jodorowsky disse "I am to film what LSD is to the mind." e eu, apesar de nunca ter consumido tal substância, vejo-me obrigado a concordar.

13bly