Sunday, November 22, 2009

I'll see you on the dark side of the moon*

Moon é o mais recente thriller psicológico de ficção científica a estrear nas salas portuguesas. É também a estreia de realizador de Duncan Jones, filho do mais-que-famoso David Bowie.

Sam Rockwell é Sam Bell, que não só é o personagem principal como é também o único personagem do filme, dividindo as cenas apenas consigo próprio e com a inteligência artificial residente da base lunar, GERTY (voz de Kevin Spacey).Confesso que não tinha gostado de ver Sam Rockwell na adaptação cinematográfica de Choke (romance de Chuck Palahniuk) mas vejo-me na obrigação de dar o braço a torcer e dizer que, em Moon, a sua prestação foi no mínimo muito boa.
Sam Bell tem contrato com a Lunar Industries para estar três anos a gerir uma base lunar de recolha de hélio-3, uma fonte de energia limpa que entretanto se tornou essencial à Terra. Uma vez que o satélite que assegura as comunicações está avariado a sua única forma de contacto com a Terra é através de mensagens directas e nunca de transmissões 'ao vivo'. Assim, durante a sua estadia na Lua, Sam apenas interagiu com GERTY e a sua solidão e isolamento são temas centrais no filme. Os três anos do seu contrato estão prestes a chegar a um termo e com eles o seu regresso à Terra e à sua família são eminentes.... mas nem tudo vai correr tão bem como Sam esperava.
São notáveis as reminiscências a filmes como o grande clássico de Kubrick, 2001: Odisseia no Espaço, o Solaris de Steven Soderbergh ou ainda, a uma escala mais equiparável à de Moon, o drama de ficção científica de Danny Boyle, Sunshine. Penso aliás que não devo estar a cometer grande erro ao afirmar que Moon funciona como uma espécie de tributo, não só a estes filmes, mas a todo o género este género cinematográfico de ficção científica com uma grande dimensão humana.

Moon dificilmente pode ser chamado um filme que revolucionário do género, mas não é por isso que deixa de ser excelente. Não hesitaria em classifica-lo como um dos melhores filmes de ficção científica dos últimos anos, talvez até década.
Uma estreia de grande nível esta de Duncan Jones. Esperam-se mais coisas boas deste rapaz.

13bly

*Título: música Brain Damage do mítico álbum 'Dark Side of the Moon' dos Pink Floyd que por sinal até se enquadra bastante bem no filme.