Saturday, December 12, 2009

"Can you dig it? Can you DIG it?"

Actualmente, o mundo chegou a um ponto em que poucas são as coisas verdadeiramente inovadoras. Quando se chega a essa fase surge a nostalgia e o revivalismo. Essa tendência tem-se verificado nos vários campos da cultura, mas tem sido mais sentida no cinema. Nos últimos anos foram muitos os remakes (muitas vezes de qualidade dúbia), recuperaram-se géneros que se julgavam esquecidos e criou-se um novo sub-género - o de tributo.
Quando vi o trailer de Black Dynamite fiquei entusiasmado. Não que o trailer prometesse uma lufada de ar fresco. Não era esse o caso porque o tipo de "filme-homenagem" que Black Dynamite pretende ser, reunindo em si todos os clichés de um género, começa a ser também um cliché (Tarantino fê-lo com Kill Bill e Grindhouse para citar alguns dos meus favoritos). No entanto isto ainda não havia sido feito com os filmes de blaxploitation.

O termo 'blaxploitation' surge da fusão das palavras 'black' e 'exploitation' para designar um género cinematográfico dos anos 70 que tinha como público alvo a população negra norte-americana. Estes filmes eram carregados de estereótipos raciais de parte a parte e o estilo musical era composto por funk e soul. O maior estandarte deste género será talvez Shaft, a história de um detective vingativo carregado de estilo e que não olha a meios para atingir os seus fins.
É mais ou menos esse o mesmo pretexto de Black Dynamite, um ex-agente da CIA que vasculha as ruas em busca do assassino do seu irmão e pelo caminho desvenda uma tremenda conspiração. Perseguições, artes marciais, tiroteios, explosões gratuitas, sex-appeal e bocas foleiras (no bom sentido) são coisas que não faltam na cerca de hora e meia de filme.

Black Dynamite tem pormenores deliciosos nomeadamente a nível da banda sonora (que é tudo o que se poderia esperar de um filme deste tipo), da caracterização (o guarda-roupa e penteados são perfeitos) e dos pequenos (e grandes) erros propositados que aparecem no filme. Para além disso, enquanto que em Grindhouse, os riscos e defeitos na "película" foram adicionados digitalmente, Black Dynamite foi filmado numa antiga película Super 16 para lhe dar um aspecto ainda mais genuíno.
Apesar de todos estes pormenores, como homenagem, Black Dynamite desiludiu-me. Não quero ser mal interpretado e, portanto, digo desde já que este filme me fez rir como já há uns tempos nenhum fazia, mas se por um lado, Black Dynamite conseguiu reunir os clichés esperados de forma divertida, por outro perdeu-se com exageros acabando por, nalgumas situações, ridicularizar o género mais do que homenageá-lo (e isto não é fácil quando o género, já de si, se parece com uma paródia de si mesmo).

13bly