Monday, December 28, 2009

O mundo fantasma

Se não consegues estabelecer uma ligação com 99% da humanidade parece que vives num 'mundo fantasma'. Um mundo que parece uma concha vazia cheia de sombras com as quais não te identificas, um lugar no qual te sentes alienado. Não entendes as pessoas, e tudo parece estar errado e ninguém repara nisso excepto tu.

Ghost World (1993) é o nome de uma aclamada banda desenhada da autoria de Daniel Clowes. que aborda precisamente esta temática ao narrar a vida mundana de duas raparigas inconformadas (uma mais que a outra).
Enid
e Rebecca são as melhores amigas, acabaram de sair do liceu e ainda não sabem o que vão fazer de futuro. São rebeldes e recusam-se a seguir as massas tentando desatacar-se do resto do 'rebanho' (mais Enid que Rebecca).

Ghost World (2001) é também o nome de um filme adaptado da banda desenhada homónima. Apesar de a história não ser exactamente a mesma (até porque o original não tinha uma história muito bem definida), o filme capta na perfeição o espírito 'da coisa', ou não tivesse o argumento sido escrito pelo próprio Daniel Clowes.
O filme conta com uma brilhante participação de Thora Birch no papel de Enid, uma prestação algo insossa de Scarlett Johansson (ainda antes do estrelato) enquanto Rebecca e (mais um) excelente desempenho de Steven Buscemi como Seymour.

O filme não foi um grande sucesso comercial, mas foi aclamado pelas críticas, reuniu algumas nomeações e prémios em festivais 'menores' e tem constado frequentemente de inúmeras listas de melhores adaptações.

Com a sua atitude rebelde, as respostas na ponta da língua, as influências musicais, a 'frustração' sexual, a alienação com quase todo o mundo não é difícil comparar Enid a Juno. Aliás, dificilmente me farão acreditar que Ghost World não tenha inspirado sucessos comerciais como Juno e o sem número de filmes pseudo-indies-alternativos que lhe seguiram as pisadas.

13bly