Wednesday, December 30, 2009

(X por Y)^13 + (X por Y)^14

As simples covers estão a cair fora de moda. Isto foi só uma forma chocante de dar início ao post, na verdade acho que as covers ainda andam aí para as curvas e os álbuns/compilações de tributo em que uma carrada de músicos diferentes são convidados a interpretar à sua maneira uma música de um outro artista são cada vez mais comuns(cliquem aqui para uma extensa lista de álbuns de tributo).
Portugal não é excepção e , actualmente, assiste-se ao autêntico fenómeno de popularidade que é Amália, Hoje e não será preciso recuar muitos anos para recordar os Humanos. Dois 'super-grupos' de sucesso formados para interpretar temas de artistas consagrados.

Começa, no entanto, a surgir no panorama musical global uma nova tendência: um único músico/banda recriar um álbum na íntegra. Se a 'moda' veio para ficar não sei, mas que tem produzido alguns resultados interessantes, lá isso tem.

X=Velvet Underground & Nico ; Y= Beck


X=The Dark Side of the Moon ; Y= The Flaming Lips

Não sei se Beck terá sido o percursor desta nova mania, mas foi certamente o primeiro de que tive conhecimento. Os segundos foram os Flaming Lips. Curiosamente aprecio muito o trabalho de ambos e sou também grande fã das duas bandas que estes decidiram homenagear (os Velvet Underground e os Pink Floyd). Quando se gosta de todas as partes envolvidas dificilmente o resultado pode ser mau.

É natural gostar-se mais do original, aliás penso que ninguém teria as ilusões que estas versões superassem as originais. É natural também a sensação de estranheza ao ouvir músicas que estamos tão habituados a ouvir ser reinterpretadas desta forma, no entanto não se pode dizer que, tanto o 'novo álbum da banana' com o novo 'dark side of the moon' são fracos.
É preciso ter em conta que estes dois álbuns são obras musicais lendárias que reúnem um consenso quase universal e que, na minha opinião, estas versões não passam de interessantes 'exercícios' por parte dos artistas que as recriam.

Tanto Beck como os Flaming Lips já tinham mostrado por diversas vezes o seu gostinho por reportório alheio, mas de certeza desta vez a lição teve de ser melhor estudada. Estou curioso por ver até que ponto estas 'brincadeiras' podem influenciar os seus futuros trabalhos originais.

13bly