Monday, February 15, 2010

Série Ípsilon III - About Schmidt

Há qualquer coisa em Alexander Payne, o realizador de About Schmidt, que não me convence. Já quando, há uns anos, vi o Sideways senti que me devia ter escapado algo pois não conseguia encontrar no filme motivos para a aclamação de que foi alvo. Com About Schmidt a sensação foi algo semelhante mas, apesar de tudo, consegui gostar mais deste.


Warren E. Schmidt acabou de se reformar e está a adaptar-se a uma nova vida quando uma outra mudança súbita lhe entra porta adentro - a morte da esposa. Ambos estes acontecimentos ocorrem a poucas semanas do casamento da sua filha com um homem que Schmidt não gosta. São motivos mais do que suficientes para levar qualquer um à loucura.
Seria impossível falar neste filme sem referir a excelente prestação (mais uma) de Jack Nicholson que parece fadado para desempenhar personagens com maior ou menor grau de desequilíbrio mental.

Não sei porquê esperava mais momentos humorísticos e menor ênfase no drama quando o que aconteceu é precisamente o contrário. É certo que há elementos de comédia (algo disseminada e negra) aqui e ali, mas o fio condutor do filme é claramente o drama, é isso que move Warren Schmidt a fazer uma espécie de viagem de auto-conhecimento dias antes do casamento da filha e foi precisamente a intensidade dramática do filme que mais me surpreendeu, principalmente nas cenas finais.

Apesar de não ter achado About Schmidt um filme particularmente fascinante, acabou por surpreender-me pela positiva e, não sendo um título que valoriza a colecção por aí além, também não se pode dizer que se encontra desajustado do seu contexto.

Ainda esta semana (espero eu): Le scaphandre et le papillon e Mon Oncle

13bly