Sunday, March 7, 2010

As festas do amanhã

Em 1966, os Velvet Underground com uma ajudinha da Nico cantavam All Tomorrow's Parties. Entretanto, em '99, os Belle & Sebastian organizavam um festival único no qual apenas actuaram artistas seleccionados e convidados por eles - ficou conhecido como o Bowlie Weekender. Daí para o nascimento do festival All Tomorrow's Parties (ATP) foi um passo e, já em 2010 é editado um DVD de celebração de 10 anos de festival.

A experiência começou em 2000 e continua, com grande sucesso até aos dias de hoje. O ATP é diferente do conceito de festival mais generalizado e surgiu precisamente como alternativa aos grandes festivais de Inglaterra como Reading ou Glastonbury. Mas, de que forma é que o ATP é diferente?
  1. Não tem patrocinadores;
  2. Todas as edições têm um curador que está encarregue de convidar os artistas que vão actuar. Esta função já foi desempenhada, entre outros, pelos Sonic Youth, Explosions in the Sky, Mike Patton, Flaming Lips ou Nick Cave. A existência deste posto GARANTE a qualidade musical no festival;
  3. O festival ocupa as instalações de campos de férias e portanto não há campismo para ninguém. A estadia é realizada em pequenos apartamentos logo os bilhetes também são mais limitados permitindo experiências mais intimistas;
  4. Os artistas e organizadores ficam instalados no mesmo espaço que os fãs dando origem a inúmeros encontros imediatos e concertos quase espontâneos.

Para celebrar o 10º aniversário do evento foi lançado, este ano, um Filme/Documentário/Manta de Retalhos (quando lhe chamo "manta de retalhos", faço-o no bom sentido) e foi mesmo DVD filme que me levou a escrever este post.

O filme é basicamente uma compilação e montagem de imagens recolhidas ao longo das várias edições do festival tanto profissionalmente, pela organização, como de forma amadora, pelos festivaleiros. Em vários momentos ao longo do filme estas imagens e som são ainda misturadas com algumas outras imagens dos campos de férias em tempos passados, ou seja, com as 'festas de ontem'. Isto, conjugado com música moderna produz resultados extremamente divertidos.

Este estilo 'manto de retalhos' é bastante familiar a um dos realizadores, Jonathan Caouette que, em 2007 rendeu Cannes com o Tarnation, um filme que montou quase exclusivamente com base em vídeos caseiros da sua família.


Este filme contém imagens de actuações verdadeiramente emocionantes e que fazem uma inveja tremenda a quem nunca lá esteve. O próprio ambiente vivido na área residencial parece ser bastante apelativo e a proximidade com os artistas é impressionante. Onde mais é que poderemos assistir a Grizzly Bear na praia ou Daniel Johnston na relva?

Declaro este filme obrigatório a todos os que gostam de frequentar festivais e concertos ou que simplesmente gostam de boa música em geral.

13bly