Monday, March 1, 2010

"Proto-apocalyptic-hippie-neo-pagan freak fest"

Trying to explain what Burning Man is to someone who has never been to the event is a bit like trying to explain what a particular color looks like to someone who is blind.
O Burning Man é uma espécie de festival que, todos os anos, tem lugar no deserto de Black Rock, Nevada, EUA. Durante a semana na qual decorre o evento nasce, no meio do deserto uma cidade temporária e nela desenvolve-se um mundo paralelo onde nada é impossível.
A chamada Black Rock City é onde tudo acontece.

Pensem como seria juntar, no mesmo espaço, milhares de cientistas loucos a outros milhares de artistas modernos e respectivas invenções igualmente loucas ou instalações e esculturas complexas. Juntem a isso um ritual de pegar fogo a um templo a uma efígie gigante (que obviamente dá o nome ao festival) e tudo o que de mais bizarro consigam imaginar. Tentem agora imaginar como será viver em comunidade com tudo isto durante uma semana.

Ao longo dos mais de 20 anos de existência, o Burning Man cresceu até um nível de quase religiosidade com autênticas peregrinações de devotos que, pela altura do festival, rumam ao estado de Nevada. Mas ninguém vai só para assistir. O objectivo é que todos contribuam, que todos os que vivem naquela comunidade durante uma semana possam dar o seu contributo, por mais estranho que ele possa parecer.


O festival é auto-suficiente e não recebe qualquer tipo de patrocínio ou sequer aceita ligar-se ou ostentar alguma marca comercial, mas a experiência Burning Man vai para além da ausência de patrocínios - no interior do recinto não há nada à venda e tudo o que for necessário para sobreviver àquela semana no deserto deve ser levado pelos festivaleiros ou partilhado entre eles. A componente comunitária é portanto, a par da vertente artística, um dos pontos fortes do festival e, na verdade, dadas as duras condições que o deserto faz o favor de criar, não podia ser de outra forma.

Este evento tinha assunto para uma longa dissertação mas ficam aqui apenas alguns dos pontos essenciais e algumas das fotografias que mais gosto tanto do recinto em si, como das peças de arte ou das pessoas. Se ficaram curiosos há muita mais informação, vídeos e fotografias sobre o Burning Man na internet ao alcance de todos através de uma simples pesquisa. Atrevam-se a saber mais, um dia junta-se um grupo jeitoso e siga tudo pró deserto.

13bly