Sunday, March 14, 2010

Terapias musicais

Quem são os dUAS sEMIcOLCHEIAS iNVERTIDAS?

Os dUAS sEMIcOLCHEIAS iNVERTIDAS são um colectivo de terapeutas do ruído sediado em Lisboa. Formaram-se em 2007, quando músicos de diferentes projectos se começaram a juntar em sessões terapêuticas para se libertarem das tensões e frustrações do quotidiano.

Para além dos seus dotes musico-terapêuticos, este grupo tem a particularidade de estar a trilhar um caminho que, na minha opinião, é o caminho certo para o combate à pirataria. Penso que está mais que provado que a pirataria não é combatida com medidas repressivas ou métodos proibitivos - quantos mais entraves forem colocados, mais soluções os piratas arranjam.

O que ainda chateia mais nesse braço de ferro entre as diversas indústrias e os piratas é que, todos os sistemas anti-pirataria acabam apenas por prejudicar quem compra o produto genuíno. Vejam-se os intermináveis avisos de pirataria dos DVDs, ou o caso do jogo Assassin's Creed II que possui um sistema de verificação que obriga o jogador a estar permanentemente ligado ao servidor da Ubisoft. O pior, neste último caso é que, sempre que problemas técnicos afectem os servidores da editora ou dos fornecedores do serviço de internet do jogador, este vê-se impedido de desfrutar de um jogo pelo qual pagou. Já o mesmo não acontece com os piratas e as versões crackadas. No mínimo ridículo... mas avançando para o que realmente me levou a escrever este post.
Muitos artistas e editoras podiam aprender umas coisinhas com os dUAS sEMIcOLCHEIAS iNVERTIDAS pois, no que toca a estas questões que referi, eles dão uma verdadeira lição.
  • Começam por disponibilizar o seu trabalho para download gratuito permitindo que se possa ouvir livremente a sua obra. [EP I, EP II];
  • Comprovada a qualidade da sua música, quem gostar pode comprar a versão física do EP II que, para além de ser limitada a 222 cópias, é artesanal e tem uma capa em tecido cosido à mão e impresso em serigrafia. Tudo isto pela nada exorbitante quantia de 8€.
Assim se conquistam fãs e se combate a pirataria:

produto de qualidade + conceito apelativo + preço convidativo

Eu sei que não são os únicos com iniciativas deste género, principalmente no domínio dos downloads gratuitos, mas fiquei de tal forma fascinado pela edição limitada do EP II que tinha de escrever alguma coisa. Bem hajam dUAS sEMIcOLCHEIAS iNVERTIDAS!

13bly