Sunday, April 11, 2010

"From the creators of The Wire!"

O título deste post deveria, por si só, criar entusiasmo em qualquer pessoa que tenha visto a referida série (apenas posso censurar quem não a viu). Depois do tremendo sucesso de The Wire e da mini-série Generation Kill, David Simon volta ao pequeno ecrã com Treme - um drama sobre a vida em Nova Orleães três meses após a devastação do Furacão Katrina.
Treme adopta o seu nome (algo estranho) de um dos bairros tradicionais de Nova Orleães que deverá servir de pano de fundo para grande parte desta série.

Nova Orleães sempre teve uma dinâmica sócio-cultural muito própria e o Katrina repercutiu-se também nesse sector. Espero que David Simon consiga retratar o ambiente fascinante da cidade-berço do jazz com o mesmo realismo e impacto com que caracterizou a vida nas ruas de Baltimore - o primeiro episódio foi um bom indicador.

A série estreou ontem nos EUA com um excelente episódio-piloto de 80 minutos. Treme promete ser um exemplo brilhante daquilo a que David Simon já nos habituou, histórias complexas de relacionamentos humanos e institucionais, no entanto uma história deste tipo demora tempo a ser montada. É importante que os personagens sejam credíveis e que se estabeleça uma relação com o espectador. É por isso que, para alguns, o primeiro episódio de Treme será um pouco "lento" - o mesmo aconteceu com The Wire - mas, 'conhecendo' David Simon, e apesar de Treme ser drasticamente diferente de The Wire, as coisas deverão ganhar outro ritmo dentro de um ou dois episódios.



Se há coisa fascinante em Nova Orleães é a sua música, aliás, quase se poderá dizer que Nova Orleães é a música. Esta terá portanto um papel vital na história. Quase todos os personagens têm alguma relação com a música e o primeiro episódio está recheado de música deliciosa tanto a tocar ao fundo como em grande plano. Prevê-se que o mesmo aconteça com os seguintes e, na verdade, uma história sobre Nova Orleães não poderia ser contada de outra forma.

13bly

P.S. - Ainda sobre os efeitos do Katrina em Nova Orleães, aconselho o interessante documentário "No Cross, No Crown" sobre o impacto que o furacão teve na cena musical da cidade e sobre a importância que a mesma teve e ainda tem na reconstrução da cidade.