Sunday, April 18, 2010

Os Pilares da Terra

Os Pilares da Terra é um romance histórico de Ken Follet, publicado em 1989, acerca da construção de uma catedral. Esta história épica está dividida em dois espessos volumes e, apesar de se alastrar a França e a Espanha, grande parte da sua acção decorre em Inglaterra, mais especificamente na cidade de Kingsbridge (onde será erigida a nova catedral).
A história ficcional de Os Pilares da Terra está intimamente ligada com diversos acontecimentos reais que marcaram a História da Inglaterra como a crise de sucessão do século XII aquando da morte do Rei Henry I, as consequentes décadas de guerra civil ou o assassinato de Thomas Becket.
Ken Follet conta esta longa história através de um leque alargado de personagens que, alternadamente vão narrando os acontecimentos na sua perspectiva. Os vários personagens pertencem a classes sociais diferentes e portanto foi possível caracterizar a sociedade da época. A corrupção do alto clero, a ambição desmedida da nobreza, as dificuldades do povo tudo isso se encontra retratado neste livro.
A construção da catedral de Kingsbridge é o tema central de Os Pilares da Terra e, como é fácil de compreender, a construção de uma catedral é um processo moroso, principalmente naquela época. Muitos serão sido aqueles que, tendo presenciando o início de uma construção desta envergadura não viveram tempo suficiente para ver a sua conclusão.

Os Pilares da Terra
é uma longa história - vemos literalmente os personagens a crescer ou a envelhecer. Neste curto comentário não portanto vou entrar nos muitos pormenores da história precisamente porque acontece muita coisa. Desde o conde William Hamleigh e o bispo Waleran Bigod (os vilões da história), ao benevolente Prior Philip passando pela jovem Aliena e pelo seu irmão Richard ou por toda a família de Tom Pedreiro e, depois, de Jack Pedreiro (filho adoptivo de Tom)... todos passam por muita coisa e nenhum deles será igual nesta história que atravessa décadas e gerações.
A história da construção da catedral ficcional de Kingsbridge é uma história épica recheada de personagens marcantes e cheia de percalços e obstáculos que, com mais ou menos dificuldades, vão sendo ultrapassados. Ken Follet fez um trabalho excepcional a contar essa história e o sucesso mundial de Os Pilares da Terra prova isso mesmo.

13bly