Tuesday, April 20, 2010

Série Ípsilon IX - El Cielo Gira

Um aviso para quem quiser ver este filme: não o façam se se sentirem ensonados.

El Cielo Gira
é uma espécie de documentário sobre o isolamento e desertificação de uma aldeia do Norte de Espanha. Com este filme - o seu primeiro - Mercedes Álvarez venceu uma série de prémios em diversos festivais 'menores'.
Este filme não conta uma história e apesar de ter algumas linhas de narração feitas pela própria realizadora estas não me pareceram muito relevantes. É simplesmente um retrato da vida numa das muitas aldeias perdidas em zonas rurais bem longe do litoral, talvez por isso mesmo - para transmitir o marasmo dessas aldeias - o filme seja tão parado e, digo mesmo, aborrecido.

Se calhar não tenho sensibilidade para este tipo de cinema, mas a verdade é que achei o filme extremamente entediante. Um documentário assim conta geralmente com uma narração coerente que, em conjunto com a imagem e os testemunhos dos habitantes mobiliza alguma empatia para toda a situação deste isolamento e abandono extremos. El Cielo Gira, no entanto, teve uma abordagem diferente e, dada a ligação pessoal que Mercedes Álvarez tinha com a aldeia, o documentário tornou-se algo mais íntimo o que nem sempre é mau mas, neste caso, o preço a pagar foi (para mim) demasiado grande o aquela (pouco mais de) hora e meia de filme foi verdadeiramente custosa.
O que achei curioso neste documentário foi o paralelismo que existe com a situação portuguesa e as (também muitas) aldeias em situação semelhante existentes no interior de Portugal. Recorde-se aliás o belíssimo trabalho de Jorge Pelicano* em Ainda Há Pastores? ou até no mais recente e muito falado Pare, Escute e Olhe (que ainda não tive o prazer de ver) que retratam também o isolamento da vida rural no "Portugal profundo".

Já que se fala em locais abandonados e em documentarismo português, aproveito para fazer uma breve referência a Ruínas de Manuel Mozos - um retrato algo poético de diversos espaços esquecidos pelo tempo.

13bly

*Jorge Pelicano será em breve entrevistado pelo também realizador e apaixonado por cinema, Helder Magalhães.