Tuesday, April 6, 2010

Série Ípsilon VII - Mysterious Skin

Chegou a vez de Mysterious Skin, o primeiro filme desta série do qual nunca tinha ouvido falar. Aproveitando ao máximo o efeito surpresa, optei por não investigar minimamente o filme ignorando toda a informação que me pudesse aparecer à frente (incluindo a sinopse).

Reconheci algumas caras, mas apenas consegui situar o protagonista - Joseph Gordon-Levitt, que para mim será sempre "o miúdo do 3º Calhau a Contar do Sol". Para além disso, como já referi, desconhecia totalmente a temática do filme e o trabalho do realizador, Gregg Araki. Tudo isso terá jogado em conjunto para que quase todo o filme fosse uma descoberta e pude então vê-lo sem qualquer tipo de preconceito.
Mysterious Skin conta a história de vida de dois jovens e das diferentes formas que os abusos sexuais de que foram vítimas em crianças afectaram a sua vida. Foi baseado num romance com o mesmo nome que, segundo os psicólogos, retrata bastante bem o comportamento de vítimas de abusos sexuais infantis.

Neil McCormick
(Joseph Gordon-Levitt) e Brian Lackey (Brady Corbet) dificilmente poderiam ser mais diferentes (os posters espelham isso mesmo) mas um triste acontecimento na sua infância marcou e uniu profundamente a vida de ambos. Aos 8 anos de idade Neil e Brian foram vítimas de abusos sexuais por parte do seu treinador de basebol, mas a reacção de cada um foi bastante distinta.
Para Neil, que tinha já despertado algumas tendências homossexuais, o referido abuso funcionou como que um despertar para a sua sexualidade e levou-o, mais tarde, a uma arriscada vida de prostituição infantil. Já Brian, entrou numa espécie de choque e apagou todo o acontecimento da sua memória refugiando-se na fantasia de raptos por extra-terrestres para justificar a branca que tem quando se tenta lembrar desses horas perdidas.
O filme contém sexo em abundância mas uma vez que este é obviamente uma parte importante da história, a sua utilização não me pareceu exagerada contrariamente ao que acontece nalguns filmes. Apesar de o sexo não ser excessivo, muitas das cenas são no entanto incomodativas e revoltantes mas isso deve-se, não tanto ao poder da imagem em si, mas mais à sugestão e à temática repugnante da pedofilia e prostituição infantil.

Mysterious Skin é um filme forte (mas não exageradamente) sobre uma temática (infelizmente) actual que 'mexe' com qualquer um. Dificilmente alguém ficará indiferente a esta história dramática.

13bly

P.S. - Não podia deixar de referir que Mysterious Skin captou a minha atenção ainda antes de começar - no menu - quando se ouvia um monólogo (que viria a ser o final do filme) sobre a música Samskeyti dos Sigur Rós.