Wednesday, April 14, 2010

Série Ípsilon X - 2 Days in Paris

Já que a lógica sequencial desta rubrica foi ao ar no post anterior, a partir de agora e até conseguir acompanhar o ritmo dos lançamentos, a ordem vai ser praticamente aleatória. Isto no fundo é apenas para justificar o facto de ter visto 2 Days in Paris antes de Tess (de Roman Polanski) e de El Cielo Gira (de Mercedes Álvarez).
2 Days in Paris é uma espécie de comédia romântica protagonizada por Adam Goldberg e Julie Delpy. Esta última, para além desempenhar um dos papeis principais, assume mil-e-uma outras funções atrás da câmara (realização, edição, música, argumento e produção).

Parece-me ainda relevante recordar que Julie Delpy foi a protagonista do aclamado Before Sunrise (1995) de Richard Linklater e, quase 10 anos depois, da sua sequela Before Sunset (2004) - também eles romances passados em Paris. Essa experiência terá com certeza inspirado e influenciado de alguma forma este seu filme.

Passando então ao que realmente importa, é o seguinte: Jack e Marion são um casal apaixonado a aproveitar os seus últimos dias de férias antes de regressar a Nova Iorque. Decidem portanto ir passar dois dias a Paris e visitar a família e amigos de Marion resultando numa sequência infindável de situações desconfortáveis para Jack (que não falava francês).

Não tenho assim muito a dizer sobre 2 Days in Paris. Não me encheu as medidas mas é um filme divertido. A partir de metade começa a tornar-se cansativo devido a um excesso de diálogos frequentemente cruzados (raio dos franceses que não se calam). Apesar disso, as falas e as situações em si conseguem manter-se engraçadas não sendo portanto necessário "fazer esforço" para levar o filme até ao fim. Aliás, seria injusto da minha parte não dizer que 2 Days in Paris é agradável e que tem várias cenas que achei até interessantes, simplesmente não me pareceu estar ao nível dos filmes que já vi desta colecção.

13bly