Monday, May 17, 2010

Aconselháveis

Esta última semana o 13bly tem andado um bocado parco em palavras e não tenho qualquer justificação para isso. Não é falta de tempo nem falta de assunto, simplesmente não tenho estado para aí virado. Como não gosto de fazer deste blog um "depósito de imagens e vídeos", aqui vão duas boas sugestões.

BREAKING BAD

Walter White tem 50 anos e é um simples professor de Química que passou ao lado de uma brilhante carreira em investigação. Skylar, a sua esposa, está grávida de um bébé não planeado e o filho mais velho do casal, Walt Jr. nasceu com uma deficiência. Como se isto não fosse suficiente Walter descobre que tem um cancro terminal no pulmão.
A situação financeira da família é bastante precária e o seguro de saúde que possuem não cobre os tratamentos de Walter. De que forma poderá então Walter garantir o sustento à sua família? Aplicando os seus conhecimentos de química para produzir metanfetaminas que irá vender em parceria com um ex-aluno delinquente. Ahh, esqueci-me de dizer... o cunhado dele é chefe de uma Brigada Anti-Drogas.

Apesar de todos os problemas de família e da temática algo pesada que é o cancro, Breaking Bad é extremamente divertido e empolgante nas situações hiperbólicas que vão surgindo. Esta série consolida a minha confiança na subvalorizada amc (só para recordar: Mad Men foi produzida pelo mesmo canal).


GENERATION KILL


O que é que tem a guerra do Iraque de diferente das outras guerras? Pelos vistos muita coisa.

Pessoalmente, quando penso nas guerras modernas imagino as altas tecnologias a serem utilizadas para planear tudo ao milímetro. Aparentemente, segundo Generation Kill, no Iraque não é isso que acontece.

Generation Kill (a série) é baseada num livro de crónicas que Evan Wright - jornalista da revista Rolling Stone - escreveu relatando a sua experiência quando em 2003 acompanhou um batalhão de Marines ao longo da invasão ao Iraque.

Escrita por David Simon e Ed Burns (The Wire), Generation Kill é o retrato irónico de uma guerra sem rumo onde a hierarquia militar parece estar de pernas para o ar e as ordens não fazem sentido.

É (mais) uma grande mini-série com o carimbo de qualidade HBO. Como diz a Lídia Gomes de Os Novos Pornógrafos: "não é televisão, é HBO."


13bly