Tuesday, June 29, 2010

A brisa exótica das ilhas Galápagos

As Galápagos, como devem saber, são um conjunto de ilhas situadas sobre a linha equatorial. São famosas pelas suas tartarugas e clima tropical. Terá sido essencialmente este último factor o principal motivo por trás do baptismo do tão aguardado longa duração dos Madame Godard. Depois do lançamento do EP Aurora - um dos melhores frutos colhidos da iniciativa Optimus Discos - chega enfim às prateleiras, com todo o exotismo e tropicalidade que o nome lhe impõe, Galapagos.

 
Love is Poker, Femme Fatale e Hardly Alone foram repescadas (e bem) do EP, mas nem por isso Galapagos está isento de surpresas. Dessas, a maior é claramente Spanish Bombs, uma cover inesperada dos lendários The Clash. Apesar deste destaque, seria injusto da minha parte não referir  melodias como por exemplo Sa(d)fari e Au Revoir Tristesse ou a divertida Atlas 1977 que, longe de ser a minha favorita me põe com um sorriso nos lábios.

Quem tiver curioso pode ouvir o álbum na íntegra aqui.

Como se não bastasse o disco soar tão bem, veja-se a elegância do artwork.

Mesmo não sendo uma comparação ideal ou sequer justa, ao ouvir Madame Godard, não consigo deixar pensar nos saudosos Belle Chase Hotel e nas suas sonoridades frescas com influências variadas. Nesse sentido, e sem querer de forma alguma reduzir o seu trabalho, os Madame Godard são semelhantes - refrescam-se com água de coco brasileira e perdem-se em soirées parisienses, criam uma pop luminosa e quente, com a quantidade certa de exotismo e familiaridade que faz com que tudo soe bem.
É a banda sonora perfeita para o Verão que já aí está.

Love is Poker
13bly