Thursday, June 17, 2010

Não percam o próximo episódio...

... porque eu também não!

 

Já aqui falei nisto mas, a certa altura, Beck lembrou-se que seria boa ideia convidar amigos seus e fazer longas sessões de gravação para  tentar, num dia, recriar álbuns marcantes da história da música. Nasceu assim o Record Club e desde Agosto de 2009,  Beck e os seus muchachos ainda não pararam de trabalhar. O impressionante rol de convidados inclui nomes como St. Vincent, Leslie Feist, a malta dos MGMT, dos Liars e dos Wilco, assim como Devendra Banhart ou Jamie Lidell.

Record Club is an informal meeting of various musicians to record an album in a day. The album chosen to be reinterpreted is used as a framework. Nothing is rehearsed or arranged ahead of time. A track is put up here once a week. The songs are rough renditions, often first takes that document what happened over the course of a day as opposed to a polished rendering. There is no intention to 'add to' the original work or attempt to recreate the power of the original recording. Only to play music and document what happens.
Se com os primeiros trabalhos (Velvet Underground e Leonard Cohen) ficou no ar a dúvida sobre a relevância deste projecto (para além da experiência interessante), com as sessões mais recentes (Skip Spence e INXS) o Record Club provou que tem pernas para andar. Algumas das músicas são verdadeiras pérolas. O mérito deste Record Club é ainda maior se tivermos em conta que as sessões de gravação duraram apenas um dia e que  é quase tudo de improviso visto que os músicos não se reuniram antes para trabalhar em arranjos ou definir o rumo das covers,


As grandes questões neste momento são, quem será a 'próxima vítima' e quem serão os 'cúmplices'. Se para a primeira pergunta ainda não há resposta, em relação à segunda há quem diga que Tortoise e Thurston Moore foram vistos no estúdio de Beck no fim de semana passado - a coisa promete!

13bly