Tuesday, June 8, 2010

Pop cor-de-rosa (no bom sentido)

Quem anda atento às minhas mixtapes semanais terá notado, nas últimas duas, a presença de uma das minhas mais recentes descobertas musicais (mais uma das muitas dicas que vou pescando do Barulho Esquisito). Falo de Ariel Pink, um cavalheiro de nome algo bizarro que, com os Haunted Grafitti, trouxe à luz do dia Before Today.
Apesar de a sua discografia ser já consideravelmente extensa, este é o primeiro álbum 'a sério' de Ariel Pink. Editado com o apoio da 4AD (Pixies, Beirut, TV On The Radio...) e gravado num estúdio digno desse nome (até aqui Ariel fazia tudo no seu quarto), o lançamento deste álbum está agendado para hoje mas Before Today já circula pelo submundo da internet há uns tempinhos.
Tendo já ouvido o álbum com atenção (várias vezes até), posso dizer que este foi, até ao momento, um dos álbuns de 2010 que mais me agradaram. Acredito que Before Today tem tudo para marcar presença em inúmeras listas de 'melhores do ano' lá para Dezembro e penso que será uma injustiça se tal não acontecer.

Before Today respira pop por todos os poros e as músicas são donas de melodias viciantes mas difíceis de definir. É simultâneamente alegre e introvertido, ora invocando sonhos ou assombrações. Aliás, quando ouço este disco não sei bem que território estou a pisar, se pop despreocupada, se música de elevador, se uma reminiscência de correntes musicais do passado ou uma espécie de avant-garde melodioso... A verdade é que, apesar de não identificar o território, gosto imenso da paisagem e, no fundo, é isso que importa.


Deixo para escuta Round and Round, o primeiro single de Before Today e uma das maiores proezas deste álbum. Aconselho ainda a espreitar esta divertida versão improvisada de Round and Round e, claro, a ouvir o álbum em toda a sua extensão.

13bly