Friday, July 23, 2010

"The dolphin's smile is nature's greatest deception.

It creates the illusion they are always happy."

O golfinho é um animal com o qual é fácil simpatizar. O seu grande sorriso enganador e a sua elevada inteligência (há estudos que defendem que a sua inteligência ultrapassa a do Homem) facilitam a ligação e a empatia. Associada à grande crueldade do ser humano, essa empatia torna The Cove num documentário chocante e revoltante. Por outro lado, a sua faceta de conspiração de grande escala torna-o verdadeiramente empolgante.


Richard O'Barry tornou-se famoso por ter capturado e treinado os golfinhos da famosa série televisiva 'Flipper' e, dessa forma, dar a conhecer ao mundo a magia desses animais fascinantes. Arrependido do que fez, hoje em dia Ric dedica a sua vida a destruir a indústria que ajudou a fundar e a desmascarar situações de maus tratos de golfinhos.

Quando se depara com os horríveis massacres que ocorrem na baía de Taiji, Japão, Richard O'Barry fica chocado com a forma como toda a situação é ocultada do público pelos média e até protegida pelo governo e instituições de defesa dos animais. Nasce então The Cove, num esforço de trazer a público as atrocidades que ocorrem numa baía escondida numa pequena vila piscatória no Sul do Japão. Para isso reúne uma equipa de especialistas ao estilo de Ocean's Eleven (como ele próprio diz) e juntos lançam-se numa perigosa missão de espionagem.
The Cove tem muito que se lhe diga - não é simplesmente um documentário sobre maus tratos a animais. É desmascarada toda uma conspiração de grande escala cujos tentáculos tocam muitas áreas sensíveis (governo, instituições de protecção de animais, média, indústria alimentar e saúde). São essas descobertas, associadas simultaneamente aos grandes (e muito pouco discretos) entraves à recolha de imagens da baía e à forma como Ric e a sua equipa os contornaram que tornam The Cove num documentário empolgante do primeiro ao último minuto.

Importa recordar que para além dos prémios constantes da imagem acima, The Cove venceu ainda o Oscar de Melhor Documentário o que, em princípio será um indicador de vitória para Richard O'Barry que, mesmo que não consiga travar a matança dos golfinhos ao menos já conseguiu trazer o caso a público.
Apesar do reconhecimento quase geral da qualidade do documentário e da gravidade das situações nele expostas, diversos cinemas no Japão baniram este filme. Este é apenas mais um dos muitos contrastes berrantes de um país que, sendo um dos mais desenvolvidos do mundo, assume também atitudes tão pouco racionais.

13bly