Saturday, September 18, 2010

A rua a quem a trabalha

Já aqui exprimi a minha admiração por Banksy e pelo seu trabalho. Também já referi o meu entusiasmo por Exit Through the Gift Shop, um documentário realizado por ele. Agora, deitei-lhe finalmente as mãos e tenho oportunidade de lhe tecer louvores.
Antes de mais, para evitar confusões, importa salientar que Exit Through the Gift Shop é um documentário do Banksy e não um documentário sobre ele. Efectivamente, o papel de Banksy neste filme é ultrapassa a realização uma vez que ele faz parte da história que pretende contar mas o foco do documentário está indiscutivelmente está sobre Thierry Guetta. Thierry é um emigrante francês com uma obsessão por filmar tudo e mais alguma coisa e que, a certa altura se vê inserido no mundo da arte urbana. Inseparável da sua máquina de filmar, Thierry regista tudo o que vê dando origem a grande parte do material que constitui Exit Through the Gift Shop.

Thierry viveu o submundo da arte urbana com uma intensidade tal que se tornou a sua nova obcessão e, interpretando mal umas palavras de Banksy, assume a missão de, também ele se, tornar um 'artista de rua'. Nasceu assim o seu alter-ego, MBW - Mr. Brainwash. O problema é que a definição que Thierry tem de 'artista' é bastante diferente da de Banksy , Alien Invader ou Shepard Fairey (outros artistas conhecidos que aparecem no filme e se relacionaram com Thierry) e eles cedo se apercebem que criaram um monstro.

Há algumas polémicas sobre a autenticidade da história que é contada em Exit Through the Gift Shop mas, verdade ou não, Banksy conseguiu fazer um filme altamente cativante capaz de apresentar a arte urbana a quem não esteja familiarizado com ela e, ao mesmo tempo, agradar a quem já há muito se deixou seduzir por esse universo.

Vale ainda a pena ver o documentário “Inside Outside” de Andreas Johnsen e Nis Boye Moller Rasmussen. sobre arte urbana em geral e que tem vários artistas em comum com Exit Through the Gift Shop. Disponível aqui numa tranche só ou em várias doses mais pequenas.

13bly