Monday, September 20, 2010

"Todo o inferno está contido nesta única palavra: solidão." *


Todos sabemos que a desertificação das muitas aldeias do Interior deixam muitos idosos condenados a uma vida de solidão. O que eu não me tinha apercebido era da importância que um simples programa de rádio local pode ter para estes 'velhinhos'.

Jorge Pelicano muito tem feito para trazer a realidade do interior do país para o litoral que, de outra forma, estaria demasiado ocupado com o frenesim do dia-a-dia para prestar a devida atenção às suas raízes mais rurais. Depois dos aclamados Ainda Há Pastores? e Pare, Escute e Olhe, a reportagem Discos Pedidos é o mais recente retrato de solidão com o dedo de Jorge Pelicano.


Até agora, alguns dos adjectivos que empregava, não sem uma certa arrogância, para classificar estes programas eram 'foleiro' e 'parolo' (entre outros até bem piores). Desde que vi esta esta Grande Reportagem na SIC, olho para estes programas com outro respeito, não porque sejam algum expoente de cultura, mas pelo seu lado humano - tão importante nas vidas de quem diariamente enfrenta a solidão.

13bly
* Victor Hugo