Saturday, October 9, 2010

"Imagine all the people living life in peace!"


Talvez seja um bocado cliché citar a Imagine num post sobre John Lennon mas a verdade é que ambos são quase sinónimos. Imagine foi (e é) a sua música mais conhecida e é para mim aquela que melhor transmite a mensagem de paz que ele tanto se esforçou por espalhar. John Lennon é Imagine e Imagine é John Lennon, não é possível dissociar os dois pois são, na verdade, um só.

Há mil e uma versões de Imagine, desde a aclamada cover dos A Perfect Circle à qual eu, pessoalmente, não acho grande piada até à mais recente versão de Antony and the Johnsons que eu acho muito bem conseguida. Apesar das múltiplas interpretações existentes e possíveis só a original faz todo o sentido dado o seu contexto histórico, o percurso de vida de Lennon e o próprio sentimento da canção.


John Lennon faria hoje 70 anos (e não ontem ao contrário do que o Google anunciou) e o seu sonho, hoje mais do que há 30 anos, não passa de uma miragem e de palavras vagas proferidas por líderes mundiais em cimeiras megalómanas. Que melhor forma de celebrar o seu aniversário do que ouvir a música que, para mim, melhor o caracteriza e transmite a mensagem de paz e união que ele sempre defendeu?

13bly

P.S. - Vejam ainda este interessante vídeo de uma entrevista que Lennon deu a um fã de 14 anos e na qual fala de tudo um pouco - desde as regras da sociedade ao negócio da guerra - para explicar porque lhe tentam barrar a entrada nos EUA.