Cinematograficamente falando o ano de 2010 não me convenceu. Muitos dos lançamentos deste ano passaram-me ao lado (e portanto este post é pouco exacto) e quase todos os bons filmes que vi este ano são produções de anos anteriores. Há então muitos dos grandes filmes de 2010 que ainda não vi mas, até que algum desses me convença do contrário, considero este como um ano de desilusões e guilty-pleasures acima da média.
No lado das desilusões temos por exemplo Alice in Wonderland de Tim Burton (que achei mesmo mau), o Shutter Island de Martin Scorcese (do qual não desgostei mas achei demasiado previsível) e Inception de Christopher Nolan (que, depois de todo o alvoroço não passou de um filme 'engraçado' - talvez as expectativas tenham sido elevadas em demasia). E depois há o Toy Story 3 que, sendo um bom filme, não mexeu tanto comigo quanto pensei que iria mexer daí metê-lo neste 'saco'.
Apesar destas desilusões não é impossível virar a minha opinião sobre o ano pois, se por um lado me desiludi com muitos dos filmes que vi por outro lado ainda não vi alguns dos grandes filmes que estiveram/vão estar em cartaz. Falo por exemplo do aclamado The Social Network de David Fincher, de Black Swan de Darren Aronofsky ou de 127 Hours de Danny Boyle. Isto sem falar nas habituais surpresas do mundo cinema independente que, às duas por três e sem qualquer aviso, produzem uma pequena grande maravilha cinematográfica.
Há ainda muito do 2010 para desvendar e muita margem para mudar a minha opinião - talvez em 2011.
13bly