Thursday, March 24, 2011

epipháneia vi

epifania
(grego epipháneia, -as, aparição, manifestação)
s. f.
1. Relig. Manifestação de Jesus aos gentios, nomeadamente aos Reis Magos.
2. Relig. Festa religiosa cristã que celebra essa manifestação. = dia de Reis
3. Qualquer representação artística dessa manifestação.
4. Relig. Aparecimento ou manifestação divina.
5. Apreensão, geralmente inesperada, do significado de algo.

Esta epifania foi mais como uma grande surpresa inesperada do propriamente uma epifania como as outras, ainda assim e visto que sorri durante toda a música (e durante uma boa dezena de minutos depois de ela acabar), faz sentido inclui-la aqui.

O querido do Pai Natal trouxe-me a edição Deluxe de Odelay (1996) - um dos discos mais aclamados do 'mestre' Beck. Esta edição especial traz, a acompanhar o álbum original, um segundo CD carregadinho de remixes, b-sides e versões alternativas. Acontece que, mesmo tendo Odelay em minha posse desde o Natal, ainda não tinha ouvido o disco bónus.

Jack-Ass
Burro

Qual não é a minha surpresa quando, entre experimentalismos e outras coisinhas boas, surge lá para o final, uma bonita versão acústica de Jack-Ass (rebaptizada de Strange Invitation). Mas a epifania não foi essa - as capacidades acústicas de Beck já me tinham sido provadas com Sea Change (2002) - a maior surpresa estava reservada para depois.
Finda Strange Invitation, começa a soar uma nova versão de Jack-Ass - desta vez rebaptizada de Burro e cantada em espanhol no bom estilo mariachi. Fui apanhado completamente desprevenido e não conseguia parar de rir. Não pára de me surpreender este Beck!

13bly