Saturday, April 30, 2011

Pop nórdica - Bye Bye Bicycle @ CCVF, Guimarães (29-04-2011)


Os Bye Bye Bicycle chegaram a Portugal! Vieram apresentar o seu recém-editado (em Portugal) álbum de estreia Compass e vieram fazê-lo com 10 concertos em FNACs e salas de espectáculo espalhadas por todo o país.
Desafiado por um amigo, fui vê-los ontem à noite a Guimarães completamente às escuras. Até chegar ao C.C. de Vila Flor não sabia sequer o nome da banda que ia ver mas a qualidade da programação desse espaço cultural tem sido tanta que não hesitei em dizer que sim. Foi portanto uma noite de descoberta e de agradável surpresa.


Northpole


Navigation


The Agent


Haby Bay

Vindos directamente da Suécia - mais precisamente de Bovallstrand, uma vila costeira que segundo os próprios é pequena demais para aparecer no mapa - os Bye Bye Bicycle trazem consigo uma pop certamente inspirada por música que terão ouvido enquanto cresciam. São notáveis as influências dos anos 80 encabeçadas por bandas como The Cure, The Smiths ou Echo & the Bunnymen mas os Bye Bye Bicycle não são uma banda de revivalismo. Ao mesmo tempo que têm estas influências do passado, o quinteto sueco tem também aquele toque actual de frescura que torna a sua música mais dançável e alegre com alguns temas a fazer lembrar uns Franz Ferdinand (que já de si têm também algumas das mesmas influências).


(fotos a preto e branco porque as cores ficaram uma cagadinha)

Foi um concerto animado recheado de melodias que ficam no ouvido e que convidam a bater o pézinho. Vencida aquela timidez inicial os Bye Bye Bicycle contagiaram o público com a sua música e este acabou a noite a dançar em clima de festa.

Não posso arriscar previsões quanto ao futuro dos Bye Bye Bicycle. Se por um lado os suecos têm tudo o que é preciso para 'cair no goto' do público português e tornar-se uma espécie de 'banda de estimação do país' como tantas outras, por outro lado não são propriamente uma banda extraordinária sem no entanto chegarem a ser tão banais que mereçam desaparecer após o primeiro álbum. Estão num ponto de equilíbrio delicado e só o tempo dirá o que o futuro lhes reserva. Até lá desejo-lhes boa sorte.

13bly