Monday, June 20, 2011

Duelo ao pôr-do-sol - Dead Combo @ Casa das Artes, Famalicão (19-06-2011)


Ora bem, cá vai disto: os Dead Combo são uma das melhores e mais interessantes bandas do panorama musical nacional (e internacional). Pronto! Está dito! Não vou voltar atrás com as palavras e ai de quem me contrariar!

Esta tour nacional vem no seguimento do lançamento do DVD - já lá vai sensivelmente um ano - com imagens de dois concertos que a banda deu no Teatro São Luiz. Tal como então, ao trazer agora esse espectáculo para a estrada, os Dead Combo fazem-se acompanhar pela Royal Orquestra das Caveiras. Quando vi o DVD fiquei siderado e invejei todos os que tiveram o prazer de assistir aqueles concertos. Felizmente agora chegou a minha vez e a verdade é que não ficou nada aquém do que havia visto há um ano naquela rodelinha de plástico.


Ao longo de cerca de duas horas Pedro Gonçalves e Tó Trips - tanto 'a solo' como na agradável companhia da Royal Orquestra das Caveiras - encantaram as poucas pessoas presentes no auditório principal da Casa das Artes. Este foi um daqueles concertos em que nomear momentos altos seria o mesmo que listar quase todos os temas que foram tocados nessa noite - Eléctrica Cadente, Cuba 1970, Mr. Eastwood, Manobras de Maio 06 e Lisbon/Berlin Flight (TP 1001)... e claro aquela inesperada cover de Tom Waits - Temptation retirada de Frank's Wild Years (1987).

Ao ouvir a música dos Dead Combo somos transportados para uma qualquer sala de cinema algures em Havana onde podemos assistir a um western de Tarantino cuja acção se desenrola não num saloon, mas numa tradicional casa de fados no coração de Alfama. Assim é a mistura de influências desta dupla lisboeta - improvável mas ao mesmo tempo a soar como se tudo fosse naturalmente dessa forma.

13bly

P.S. - Se Tó Trips fosse casado com a sua guitarra já teria sido certamente acusado de violência doméstica.