Monday, June 27, 2011

Palácio luxuoso - Filho da Mãe @ Café au Lait, Porto (26-06-2011)


"Grandessíssimo Filho da Mãe!" é provavelmente a expressão que mais se vê e ouve por aí quando o tema é o novo projecto de Rui Carvalho (também dos I Had Plans, If Lucy Fell e Asneira). Compreende-se. É realmente uma punch-line boa demais para resistir - Filho da Mãe é grande!

O pretexto para esta edição do Bodyspace au Lait, o evento que já se tornou um ritual mensal, foi a apresentação de Palácio - o disco de estreia de Filho da Mãe. Recorrendo apenas a uma guitarra e a uma panóplia de pedaleiras Rui Carvalho fez precisamente aquilo a que se propôs e levou o público numa visita guiada a todos os recantos do seu Palácio.




Filho da Mãe é homem de poucas palavras. Os sons que arranca da guitarra falam por ele e dizem muito mais do que as palavras poderiam dizer. São melodias ásperas mas delicadas que carregam um pouco da agressividade que seria de esperar do nome artístico que adoptou.

O concerto passou a voar, tema após tema, Filho da Mãe hipnotizou a audiência logo nos primeiros segundos dos seus dedilhados frenético salteados de notas dissonantes aqui e ali. O feitiço só se quebrou com aplausos emocionados depois dos intensos loops de Helena Aquática - o final perfeito para um concerto que andou também lá perto. Grandessíssimo Filho da Mãe!

13bly