Saturday, July 16, 2011

Ritmos del Caribe - El Guincho @ CCVF, Guimarães (16-07-2011)


Um dos nomes de destaque da edição deste ano do festival Manta é o espanhol Pablo Díaz-Reixa. Pouco conhecia deste nuestro hermano para além de Bombay - o contagiante single do seu último disco - mas o sedutor custo zero deste evento lá me convenceu a dar uma espreitadela aos ritmos calientes de El Guincho.


Será inútil falar nas referências tropicais dos ritmos caribenhos que pautam a música de El Guincho. Clara parece ser também, especialmente nos jogos vocais, a influência dos Animal Collective - banda que tem vindo constantemente a reforçar o seu rótulo de "uma das bandas mais influentes dos anos 00".

Se no início do concerto o que mais se via no público eram as cabeças a abanar e um leve mas ainda algo tímido balançar corporal, no final a festa era generalizada. Isso foi particularmente notório no extasiante encore onde a alegria e energia da pop de El Guincho se propagou a quase toda a plateia. A honra dessa conquista coube a Palmitos Park e Antillas dois grandes temas de Alegranza! (2008). É esta a melhor forma de terminar um concerto, El Guincho deve sabê-lo e mostrou-o guardando precisamente o melhor para o fim.

13bly