Friday, September 16, 2011

O que raio é a Música afinal?


A pergunta parece simples mas a resposta não o é assim tanto. Talvez por isso mesmo The Heart is Drum Machine não se proponha a responder a ela de forma objectiva mas apenas a recolher possíveis resposta de dezenas de outras pessoas (na sua maioria músicos). De entre os entrevistados destacam-se nomes como Wayne Coyne (dos Flaming Lips), Maynard James Keenan (dos Tool) ou John Frusciante (dos Red Hot Chili Peppers).


The Heart is a Drum Machine não é tanto um documentário como é uma simples recolha de depoimentos soltos. Uma série de personalidades definem música da maneira que podem e falam da sua própria experiência com ela ou da importância que esta tem. Isto poderia ser (e é) uma premissa interessante mas faltou um fio condutor a este filme para marcar realmente a diferença pela positiva. A montagem e a estética também são algo amadoras e sem chama não tendo ajudado à festa e nem sempre os próprios testemunhos eram bem conseguidos ou relevantes. Safa-se, essa sim, 'espacial' banda sonora a cargo de Steven Drozd (dos Flaming Lips).

Apesar de ter gostado do filme e ter achado a maior parte do que foi dito interessantes não sei se o aconselharei a alguém. Ainda assim, quem tiver ficado curioso pode ver o filme na íntegra aqui

13bly