Monday, October 24, 2011

América profunda - Bonnie 'Prince' Billy @ CCVF, Guimarães (24-10-2011)

É tal e qual como disse no post anterior: embora muita gente não se aperceba disso, o country não tem necessariamente de ser mau. Bonnie 'Prince' Billy - pseudónimo de Will Oldham - é, nos seus muitos momentos brilhantes, um dos melhores exemplos disso. Apesar das condições climatéricas adversas foi perante uma plateia bem composta que Bonnie 'Prince' Billy se apresentou em Guimarães (o concerto de hoje no Maria Matos em Lisboa, esse já está esgotado há uns dias). Bem vestido com uma fatiota a fazer lembrar Nick Cave, Will Oldham e não perdeu tempo com saudações e deu imediatamente início ao espectáculo.

Muito bem acompanhado pelos The Cairo Gang - seus partners-in-crime de há uns anos a esta parte, Will Oldham traz a Portugal Wolfroy Goes to Town - o seu novo trabalho. Este disco é uma espécie de regressar às origens pois nele Bonnie 'Prince' Billy retoma uma sonoridade um pouco mais soturna e introspectiva que, na minha opinião, lhe assenta melhor do que o tom mais ligeiro que tinha adoptado nalguns dos seus trabalhos mais recentes. De entre os cinco elementos da banda tenho de destacar Angel Olsen - a dona da belíssima e poderosa voz que se ouve a cantar com Will Oldham neste novo álbum. A voz de Bonnie, essa é menos forte que a de Angel mas não é desprovida de emoção, e imprime nas suas canções a dose certa de angústia e fragilidade. Apesar de muito diferentes (ou talvez precisamente por isso) as vozes dos dois complementam-se de uma forma notável e quando o guitarrista, Emmett Kelly se junta aos coros assiste-se a um equilíbrio perfeito de três vozes que certamente teve muitas horas de ensaio por trás.

Com o lançamento de Wolfroy Goes to Town seria de esperar um espectáculo centrado essencialmente no novo disco mas Oldham levou-nos também numa viagem ao passado trazendo para o palco muitos temas de trabalhos anteriores. Como que a induzir propositadamente o público em erro, o concerto arrancou da mesma forma que o novo álbum (No Match é o tema de abertura) mas rapidamente as coisas mudaram de figura e o espectáculo virou-se para o passado com a bonita Love Comes to Me. Só mais tarde com Quail and Dumplings (o single do novo disco) acompanhada de Time To Be Clear se regressou a Wolfroy Goes to Town. Este foi para mim um dos momentos altos da noite - mais ainda porque foi seguido pela incontornável I See a Darkness que, apesar de perder um pouco de intensidade neste novo arranjo, que não deixa de, ainda assim, ser assombrosa - não foi por acaso que Johnny Cash gravou uma versão deste tema.

Embora Bonnie 'Prince' Billy não seja de forma alguma um tradicionalista - o prefixo 'alt' assombra as etiquetas que lhe são colocadas - a sua música está profundamente enraizada no country. Dessa forma, se esquecermos os rótulos por um momento - se é "alternativa" ou "não alternativa" não é relevante - a sonoridade é inconfundível e evocativa de uma América sulista e de tradição rural. Nessa paisagem idealizada, Will Oldham foi o hillbilly e a sua música foi a banda sonora perfeita para uma noite de vendaval e chuva forte.

13bly