Tuesday, October 11, 2011

D'bandada geral

Há bandas à solta na baixa do Porto, ou pelo menos haverá na próxima noite de 15 de Outubro. Ahh! Um pequeníssimo pormenor: é de borla! Sim, é isso mesmo: 30 concertos e festarola noite dentro a custo zero. Parece bom demais para ser verdade mas não é.

A iniciativa Optimus Discos já mandou cá para fora mais de 40 EPs alguns dos quais terão certamente lugar cativo em diversos aparelhos de música digital por esse país fora. É certo que para uma minoria desses artistas - falo por exemplo dos Linda Martini, dos Coldfinger e dos Dealema - esta iniciativa não terá sido exactamente um passo preponderante para a sua carreira uma vez que, poder-se-ia dizer, que estes tinham já uma posição relativamente consolidada no panorama português. No entanto, para grande parte dos outros esta iniciativa representou uma oportunidade de valor inestimável para finalmente editar algum do seu trabalho e obter uma projecção até aí não alcançada.

No seguimento dessa filosofia de incentivo aos talentos emergentes, a Optimus traz agora uma boa parte dessas bandas às ruas (e lojas, e cafés e bares) do Porto fazendo uma espécie de showcase gigante do muito do que de melhor se faz no nosso país em termos musicais. São 20 projectos a dar 30 concertos em 13 locais da carismática baixa portuense. Os espectros sonoros vão de Noiserv aos Dealema e espaços são também diversificados com mítica e reverenciada Livraria Lello e o boémio Plano B a servir de exemplo.

Avisa-se já que não será possível ver tudo. Terão de se fazer escolhas e convém ter em conta que a lotação de muitos destes espaços é bastante reduzida mas isso é algo que irá dar mais carisma ao evento. A noite de 15 de Outubro promete ser uma noite longa mas muito recompensadora.

A não perder!

É favor de consultar a página oficial do evento para informações mais detalhadas sobre as bandas, os horários e os locais dos concertos.

13bly